Enfoque na política de atendimento à criança e ao adolescente: orçamento público federal e análise dos planos plurianuais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2013v1n1p150Palavras-chave:
Orçamento Público, Plano Plurianual, Política de Atendimento a Criança e ao Adolescente.Resumo
Este artigo analisa o planejamento governamental, expresso no PPA, e busca conhecer o que vem sendo planejado para a Política de Atendimento à Crianças e Adolescentes, partindo do pressuposto da prioridade absoluta contida no Estatuto da Criança e do Adolescente, possibilitando o controle do que está sendo planejado e a exigência de sua execução. O objetivo analisar os Planos Plurianual (PPA), referentes aos anos de 2004 a 2007 e de 2008 a 2011 do Governo Federal, tendo como escopo identificar como a política de atendimento a criança e ao adolescente vem sendo tratada no planejamento governamental. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem que permite articular a pesquisa de base quantitativa e qualitativa, numa perspectiva de integração dos dados. Foi realizada, uma pesquisa bibliográfica sobre orçamento público, em seguida foi utilizada também a pesquisa documental, dos documentos públicos referentes ao orçamento federal. Os resultados apresentados por este artigo foi que nos Planos Plurianuais de 2004 a 2007 e 2008 a 2011 constatou-se o enfoque na criança e no adolescente, prioritariamente, nas Políticas de Assistência Social e de Educação, sendo que na Área de Educação o enfoque é maior nos dois Planos, apresentando desta forma as intenções governamentais referentes a este segmento e a forma como será atendida. Não há em ambos os Planos um atendimento diferencial e prioritário à criança e ao adolescente, todavia estes aparecem inclusos por meio de programas direcionados à Educação Básica e Programas de Transferência de Renda vinculados a Assistência Social
Downloads
Referências
BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 23. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2003.
BRASIL. Lei Federal nº. 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.
BRASIL. Plano Plurianual. Lei Federal nº 10.933/2004. Brasília: Ministério do planejamento, 2004.
BRASIL. Plano Plurianual. Lei Federal nº 11.653/2008. Brasília: Ministério do planejamento, 2008.
GATTI, B. A. O problema da metodologia da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. In: RODRIGUES, M. L.; NEVES, N. P. (Org.). Cultivando a pesquisa – Reflexões sobre a investigação em Ciências Sociais e Humanas. Franca: UNESP, 1998.
GIACOMONI, James. Orçamento Público. 11. ed.. São Paulo. Atlas: 2002.
GIUBERTI, Ana Carolina. (2005). Lei de Responsabilidade Fiscal: Efeitos sobre o gasto com pessoal dos municípios brasileiros. Disponível em: www.scilelo.br.. Acesso em: 20 maio 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MINAYO. Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
SOUZA, E. A.; MURGE, A. Curso de Orçamento Público, ministrado aos servidores da Secretaria Municipal de Ação Social e Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Londrina, 1998 (mimeo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.