Estudantes do ensino superior público, pobreza e mercado de trabalho no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n2.47222

Palabras clave:

Educação superior pública, Mercado de trabalho, Pobreza

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a inserção do estudante em situação de pobreza na rede pública de ensino superior e sua repercussão no mercado de trabalho no Brasil. Para este propósito, realiza a análise descritiva dos dados e aplica o modelo Logit de probabilidades, a partir dos dados da PNAD Contínua 2019. Afirma-se que os estudantes da rede superior pública são pessoas mais jovens, não brancos, residem em regiões menos desenvolvidas e são relativamente mais pobres, em comparação à rede privada. Controladas as características dos estudantes, ser mulher, ter filhos menores e morar em regiões mais desenvolvidas, reduzem as chances de frequentar a universidade pública, mas ser pobre incrementa essa possibilidade. Estudar na rede pública superior diminui a probabilidade de participação e ocupação do estudante no mercado de trabalho. Esses elementos conduzem à relevância da escola superior pública para estudantes socioeconomicamente mais frágeis e sua postergação da entrada no mercado de trabalho, o que pode estimular a mobilidade educacional e social no Brasil.

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Biografía del autor/a

Solange de Cassia Inforzato de Souza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Mestrado em Economia regional da UEL.

Bianca Andrade Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)

Magno Rogério Gomes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor doutor da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)

Citas

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Publicado

2023-07-06

Cómo citar

Inforzato de Souza, S. de C., Andrade Oliveira, B., & Gomes, M. R. (2023). Estudantes do ensino superior público, pobreza e mercado de trabalho no Brasil. Economia & Região, 11(2), 276–293. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n2.47222

Número

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