Análise de eficiência dos gastos municipais com saúde e educação do Setentrião Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2024.v12.n2.48416Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar a eficiência dos gastos com saúde e educação dos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. Foi utilizada a análise envoltória de dados, em que os insumos são os gastos com saúde e educação e os produtos as taxas de mortalidade infantil e de menores de cinco anos, bem como o percentual de matrículas em creches e pré-escolas. Como resultados, percebeu-se que, em geral, os municípios menores se mostraram mais eficientes do que os maiores. Adicionalmente, não se verificou a relação entre gastar mais e ser mais eficiente, de fato a relação, em geral, foi negativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Henrique Lopes, Marina Silva da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.