The Uber Plataform and the car market in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n3.47715Keywords:
Brazil; UBERAbstract
The paper analyzed the behavior of the Brazilian demand for cars since the entry of the Uber platform in the market, considering variables microeconomics, macroeconomics, credit and the Uber platform. The method used was the Negative Binomial, as the study covers counting data, positive and discrete, with overdispersion. The results obtained suggest that in the presence of the Uber Platform, there was a 26.6% reduction in the monthly incidence rate of car registrations. In this context, it is important that the automobile industry is able to make changes, even paradigms.
Downloads
References
ALVARENGA, A. M. T. Modelos lineares generalizados: aplicação a dados de acidentes rodoviários. Dissertação (Mestrado em Gestão de Informação) – Universidade de Lisboa. Lisboa: ULisboa, 2015.
ALVARENGA, G. V.; ALVES, P. F.; SANTOS, C. F.; DE NEGRI, F.; CAVALCANTE, L. R.; PASSOS, M. C. Políticas anticíclicas na indústria automobilística: uma análise de cointegração dos impactos da redução do IPI sobre as vendas de veículos. Texto para Discussão, n. 1512, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: IPEA, 2010.
AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP). Série histórica de levantamento de preços. Disponível em: <https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/precos-revenda-e-de-distribuicao-combustiveis/serie-historica-do-levantamento-de-precos>. Acesso em: 15 mar. 2022.
ANTUNES, E. M.; SIMÕES, F. A. Engenharia urbana aplicada: um estudo sobre a qualidade do transporte público em cidades médias. URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 51-62, 2013. DOI: 10.7213/urbe.05.002.SE04
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Taxa média mensal de juros das operações de crédito com recursos livres - pessoas físicas - aquisição de veículos. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries>. Acesso em: 21 de out. 2022.
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Índice de atividade econômica - IAE. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries>. Acesso em: 21 de out. 2022.
BANDEIRA, R. Como, em 17 anos, os SUVs sufocaram as peruas até a morte no Brasil. Quatro Rodas, 30 jan. 2020. Disponível em:<https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/como-em-17-anos-os-suvs-sufocaram-as-peruas-ate-a-morte-no-brasil/>. Acessado em: 13 out. 2021.
BARRETO, Y.; SILVEIRA NETO, R. M.; CARAZZA, L. Uber and traffic safety: Evidence from Brazilian cities. Journal of Urban Economics, v. 123, 103347, 2021. DOI: 10.1016/j.jue.2021.103347
BARROS, D. C.; PEDRO, L. S. As mudanças estruturais do setor automotivo, os impactos da crise e as perspectivas para o Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 34, p. 173-202, 2011.
CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Regression analysis of count data. 2 ed. New York: Cambridge University Press, 2013.
COELHO, L. A. A.; SILVA, L. A. S.; ANDRADE, M. O.; MAIA, M. L. A. Perfil socioeconômico dos usuários da Uber e fatores relevantes que influenciam a avaliação desse serviço no Brasil. In: Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, 31, outubro de 2017, Recife. Anais [...]. Recife: ANPET, 2017.
COHEN, B.; KIETZMANN, J. Ride On! Mobility business models for the sharing economy. Organization & Environment, Thousand Oaks, v. 27, n. 3, p. 279-296, 2014. DOI: 10.1177/1086026614546199
FAÇANHA, C. Brazil's INOVAR-AUTO incentive program. 2013. International Council on Clean Transportation - ICCT. Disponível em: <https://theicct.org/publication/brazils-inovar-auto-incentive-program/>. Acesso em: 11 out. 2021.
FARIAS, F. M. V. Avaliação da percepção de qualidade da prestação do serviços de transporte individual de passageiros do Distrito Federal: Táxi e Uber. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2016. DOI: 10.26512/2016.07.D.21621
FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (FENABRAVE). Emplacamentos de veículos crescem em dezembro e o ano de 2020 teve queda menor do que a esperada. 05 jan. 2021. Disponível em: <http://www.fenabrave.org.br/portal/conteudo/view/16675>. Acesso em: 10 out. 2021.
FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (FENABRAVE). Emplacamentos novos. Disponível em: <http://www.fenabrave.org.br/Portal/conteudo/emplacamentos>. Acesso em: 22 mar. 2022.
FERREIRA, A. L.; TSAI, D. S.; BOARETO, R. Transição da indústria automotiva brasileira: desafios e perspectivas para uma conversão alinhada à mobilidade inclusiva e de baixas emissões. Fundação Rosa Luxemburgo / Instituto de Energia e Meio Ambiente. São Paulo: IEMA, 2021.
FORNACIARI, I. R. V. Análise dos signos e símbolos sociais capazes de influenciar o processo de compra de automóveis. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC. Belo Horizonte: FUMEC, 2012.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA (FGV/IBRE). Índice de Confiança da Indústria. 2021. Disponível em: https://extra-ibre.fgv.br/IBRE/sitefgvdados/visualizaconsulta.aspx. Acesso em: 26 nov. 2022.
Gabriel, L. F. (2013). A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL E A DEMANDA DE VEÍCULOS NO PERÍODO 2000-2010. Análise Econômica, 31(59). https://doi.org/10.22456/2176-5456.21473
HESSE, K.; FORNAHL, D. Essential ingredients for radical innovations? The role of (un‐) related variety and external linkages in Germany. Papers in Regional Science, v. 99, n. 5, p. 1165-1183, 2020. DOI: 10.1111/pirs.12527
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – variação mensal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/acervo#/S/IA/A/82/T/Q>. Acesso em: 01 out. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO). Veículos Automotivos (PBE veicular). Disponível em: <https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular>. Acesso em: 08 de fev. 2022.
JOHNSTONE, N.; HAŠČIČ, I.; POPP, D. Renewable energy policies and technological innovation: evidence based on patent counts. Environmental and Resource Economics, v. 45, n. 1, p. 133-155, 2010. DOI: 10.1007/s10640-009-9309-1
LASMAR JÚNIOR, E. L.; GANDIA, R. M.; SOUZA, T. A.; SUGANO, J. Y.; RODRIGUEZ, D. Z. Novos modelos de negócios e a economia compartilhada: impactos e desafios para a indústria tradicional de automóveis. In: Seminários em Administração - SemeAd, 20, novembro de 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2017.
LEARD, B.; MCCONNELL, V.; ZHOU, Y. C. The effect of fuel price changes on fleet demand for new vehicle fuel economy. The Journal of Industrial Economics, v. 67, n. 1, p. 127-159, 2019. DOI: 10.1111/joie.12198
LIMA JUNIOR, P. P. Previsão de demanda de veículos automotores através do modelo de regressão linear múltipla. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Guaratinguetá: Unesp, 2015.
LUCINDA, C. R.; PEREIRA, L. M. S. Efeitos da Política de Redução do IPI sobre o mercado de automóveis novos. In: Encontro Nacional de Economia, 45, dezembro de 2017, Natal. Anais [...]. Niterói: ANPEC, 2017.
MAS-COLELL, A., WHINSTON; M. D.; GREEN, J. R. Microeconomic Theory. Oxford: Oxford University Press, 1995.
MCCARTHY, P. S. Market price and income elasticities of new vehicle demands. The Review of Economics and Statistics, Massachusetts, v. 78, n. 3, p. 543-547, 1996. DOI: 10.2307/2109802
MELO, A. S.; SAMPAIO, Y. S. B. Impactos dos preços da gasolina e do etanol sobre a demanda de etanol no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 56-83, 2014. DOI: 10.1590/141598481813
NEGRI, J. A. Elasticidade-renda e elasticidade- preço da demanda de automóveis no Brasil. Texto para Discussão, n. 558, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: IPEA, 1998.
NICOLAY, R.; JESUS, D. As elasticidades da demanda por veículos novos no Brasil: Uma análise considerando o preço dos veículos usados. Econômica, Niterói, v. 21, n. 2, p. 33-49, 2019. DOI: 10.22409/reuff.v0i0.35138
ORGANIZAÇÃO MUNIDAL DA SAÚDE (OMS). Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 51. Disponível em: < https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62
e57_10>. Acesso em: 22 de jan. 2023.
PAGANI, P. A. S.; FIRME, V. A. C.; SANTOS, M. A. D. Determinantes da demanda do setor automobilístico brasileiro: uma análise empírica. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 52, n. 3, p. 613-645, 2022. DOI: 10.1590/1980-53575235pvm
PAULA, G. A. Modelos de regressão: com apoio computacional. São Paulo: USP, 2004.
RESENDE, G. M.; LIMA, R. C. A. Evaluating the competition effects of uber’s entry into the Brazilian incumbent cab-hailing app segment. Journal of Competition Law & Economics, v. 14, n. 4, p. 608-637, 2018. DOI: 10.1093/joclec/nhz005
RODRIGUES, M. A. Analysis of the urban public transportation based on parameters of quality. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: UFU, 2008.
SILVA, L. A. S.; ANDRADE, M. O.; MAIA, M. L. A. How does the ride-hailing systems demand affect individual transport regulation? Research in Transportation Economics, Amsterdam, v. 69, p. 600-606, 2018. DOI: 10.1016/j.retrec.2018.06.010
TOYOTA. Conheça as versões | Modelo 2022. Disponível em: <https://www.toyota.com.br/modelos/corolla/>. Acesso em: 10 out. 2021.
UBER. O impacto da Uber no Brasil. Disponível em: <https://uberbrazil.publicfirst.co/?lang=pt-br#execsum>. Acesso em: 10 out. 2021.
VIOLIN, F. B. Motivators for the use of vehicle sharing services on demand in Brazil. The Journal of Globalization, Competitiveness, and Governability. v. 15, n. 3, p. 51-65, 2021. DOI: 10.3232/GCG.2021.V15.N3.02
VIJ, A. Understanding consumer demand for new transport technologies and services, and implications for the future of mobility. Data-driven Multivalence in the Built Environment, p. 91-107, 2020. DOI: 10.1007/978-3-030-12180-8_5
WALLSTEN, S. The Competitive Effects of the Sharing Economy: How is Uber Changing Taxis? Technological Policy Institute, Washington, v. 23, n. 2, p. 1-22, 2015.
WINKELMANN, R. Econometric analysis of count data. Berlin: Springer Science & Business Media, 2008.
ALVARENGA, A. M. T. Modelos lineares generalizados: aplicação a dados de acidentes rodoviários. Dissertação (Mestrado em Gestão de Informação) – Universidade de Lisboa. Lisboa: ULisboa, 2015.
ALVARENGA, G. V.; ALVES, P. F.; SANTOS, C. F.; DE NEGRI, F.; CAVALCANTE, L. R.; PASSOS, M. C. Políticas anticíclicas na indústria automobilística: uma análise de cointegração dos impactos da redução do IPI sobre as vendas de veículos. Texto para Discussão, n. 1512, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: IPEA, 2010.
AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP). Série histórica de levantamento de preços. Disponível em: <https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/precos-revenda-e-de-distribuicao-combustiveis/serie-historica-do-levantamento-de-precos>. Acesso em: 15 mar. 2022.
ANTUNES, E. M.; SIMÕES, F. A. Engenharia urbana aplicada: um estudo sobre a qualidade do transporte público em cidades médias. URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 51-62, 2013. DOI: 10.7213/urbe.05.002.SE04
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Taxa média mensal de juros das operações de crédito com recursos livres - pessoas físicas - aquisição de veículos. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries>. Acesso em: 21 de out. 2022.
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Índice de atividade econômica - IAE. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries>. Acesso em: 21 de out. 2022.
BANDEIRA, R. Como, em 17 anos, os SUVs sufocaram as peruas até a morte no Brasil. Quatro Rodas, 30 jan. 2020. Disponível em:<https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/como-em-17-anos-os-suvs-sufocaram-as-peruas-ate-a-morte-no-brasil/>. Acessado em: 13 out. 2021.
BARRETO, Y.; SILVEIRA NETO, R. M.; CARAZZA, L. Uber and traffic safety: Evidence from Brazilian cities. Journal of Urban Economics, v. 123, 103347, 2021. DOI: 10.1016/j.jue.2021.103347
BARROS, D. C.; PEDRO, L. S. As mudanças estruturais do setor automotivo, os impactos da crise e as perspectivas para o Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 34, p. 173-202, 2011.
CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Regression analysis of count data. 2 ed. New York: Cambridge University Press, 2013.
COELHO, L. A. A.; SILVA, L. A. S.; ANDRADE, M. O.; MAIA, M. L. A. Perfil socioeconômico dos usuários da Uber e fatores relevantes que influenciam a avaliação desse serviço no Brasil. In: Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, 31, outubro de 2017, Recife. Anais [...]. Recife: ANPET, 2017.
COHEN, B.; KIETZMANN, J. Ride On! Mobility business models for the sharing economy. Organization & Environment, Thousand Oaks, v. 27, n. 3, p. 279-296, 2014. DOI: 10.1177/1086026614546199
FAÇANHA, C. Brazil's INOVAR-AUTO incentive program. 2013. International Council on Clean Transportation - ICCT. Disponível em: <https://theicct.org/publication/brazils-inovar-auto-incentive-program/>. Acesso em: 11 out. 2021.
FARIAS, F. M. V. Avaliação da percepção de qualidade da prestação do serviços de transporte individual de passageiros do Distrito Federal: Táxi e Uber. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2016. DOI: 10.26512/2016.07.D.21621
FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (FENABRAVE). Emplacamentos de veículos crescem em dezembro e o ano de 2020 teve queda menor do que a esperada. 05 jan. 2021. Disponível em: <http://www.fenabrave.org.br/portal/conteudo/view/16675>. Acesso em: 10 out. 2021.
FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (FENABRAVE). Emplacamentos novos. Disponível em: <http://www.fenabrave.org.br/Portal/conteudo/emplacamentos>. Acesso em: 22 mar. 2022.
FERREIRA, A. L.; TSAI, D. S.; BOARETO, R. Transição da indústria automotiva brasileira: desafios e perspectivas para uma conversão alinhada à mobilidade inclusiva e de baixas emissões. Fundação Rosa Luxemburgo / Instituto de Energia e Meio Ambiente. São Paulo: IEMA, 2021.
FORNACIARI, I. R. V. Análise dos signos e símbolos sociais capazes de influenciar o processo de compra de automóveis. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC. Belo Horizonte: FUMEC, 2012.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA (FGV/IBRE). Índice de Confiança da Indústria. 2021. Disponível em: https://extra-ibre.fgv.br/IBRE/sitefgvdados/visualizaconsulta.aspx. Acesso em: 26 nov. 2022.
Gabriel, L. F. (2013). A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL E A DEMANDA DE VEÍCULOS NO PERÍODO 2000-2010. Análise Econômica, 31(59). https://doi.org/10.22456/2176-5456.21473
HESSE, K.; FORNAHL, D. Essential ingredients for radical innovations? The role of (un‐) related variety and external linkages in Germany. Papers in Regional Science, v. 99, n. 5, p. 1165-1183, 2020. DOI: 10.1111/pirs.12527
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – variação mensal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/acervo#/S/IA/A/82/T/Q>. Acesso em: 01 out. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO). Veículos Automotivos (PBE veicular). Disponível em: <https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular>. Acesso em: 08 de fev. 2022.
JOHNSTONE, N.; HAŠČIČ, I.; POPP, D. Renewable energy policies and technological innovation: evidence based on patent counts. Environmental and Resource Economics, v. 45, n. 1, p. 133-155, 2010. DOI: 10.1007/s10640-009-9309-1
LASMAR JÚNIOR, E. L.; GANDIA, R. M.; SOUZA, T. A.; SUGANO, J. Y.; RODRIGUEZ, D. Z. Novos modelos de negócios e a economia compartilhada: impactos e desafios para a indústria tradicional de automóveis. In: Seminários em Administração - SemeAd, 20, novembro de 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2017.
LEARD, B.; MCCONNELL, V.; ZHOU, Y. C. The effect of fuel price changes on fleet demand for new vehicle fuel economy. The Journal of Industrial Economics, v. 67, n. 1, p. 127-159, 2019. DOI: 10.1111/joie.12198
LIMA JUNIOR, P. P. Previsão de demanda de veículos automotores através do modelo de regressão linear múltipla. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Guaratinguetá: Unesp, 2015.
LUCINDA, C. R.; PEREIRA, L. M. S. Efeitos da Política de Redução do IPI sobre o mercado de automóveis novos. In: Encontro Nacional de Economia, 45, dezembro de 2017, Natal. Anais [...]. Niterói: ANPEC, 2017.
MAS-COLELL, A., WHINSTON; M. D.; GREEN, J. R. Microeconomic Theory. Oxford: Oxford University Press, 1995.
MCCARTHY, P. S. Market price and income elasticities of new vehicle demands. The Review of Economics and Statistics, Massachusetts, v. 78, n. 3, p. 543-547, 1996. DOI: 10.2307/2109802
MELO, A. S.; SAMPAIO, Y. S. B. Impactos dos preços da gasolina e do etanol sobre a demanda de etanol no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 56-83, 2014. DOI: 10.1590/141598481813
NEGRI, J. A. Elasticidade-renda e elasticidade- preço da demanda de automóveis no Brasil. Texto para Discussão, n. 558, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: IPEA, 1998.
NICOLAY, R.; JESUS, D. As elasticidades da demanda por veículos novos no Brasil: Uma análise considerando o preço dos veículos usados. Econômica, Niterói, v. 21, n. 2, p. 33-49, 2019. DOI: 10.22409/reuff.v0i0.35138
ORGANIZAÇÃO MUNIDAL DA SAÚDE (OMS). Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 51. Disponível em: < https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62
e57_10>. Acesso em: 22 de jan. 2023.
PAGANI, P. A. S.; FIRME, V. A. C.; SANTOS, M. A. D. Determinantes da demanda do setor automobilístico brasileiro: uma análise empírica. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 52, n. 3, p. 613-645, 2022. DOI: 10.1590/1980-53575235pvm
PAULA, G. A. Modelos de regressão: com apoio computacional. São Paulo: USP, 2004.
RESENDE, G. M.; LIMA, R. C. A. Evaluating the competition effects of uber’s entry into the Brazilian incumbent cab-hailing app segment. Journal of Competition Law & Economics, v. 14, n. 4, p. 608-637, 2018. DOI: 10.1093/joclec/nhz005
RODRIGUES, M. A. Analysis of the urban public transportation based on parameters of quality. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: UFU, 2008.
SILVA, L. A. S.; ANDRADE, M. O.; MAIA, M. L. A. How does the ride-hailing systems demand affect individual transport regulation? Research in Transportation Economics, Amsterdam, v. 69, p. 600-606, 2018. DOI: 10.1016/j.retrec.2018.06.010
TOYOTA. Conheça as versões | Modelo 2022. Disponível em: <https://www.toyota.com.br/modelos/corolla/>. Acesso em: 10 out. 2021.
UBER. O impacto da Uber no Brasil. Disponível em: <https://uberbrazil.publicfirst.co/?lang=pt-br#execsum>. Acesso em: 10 out. 2021.
VIOLIN, F. B. Motivators for the use of vehicle sharing services on demand in Brazil. The Journal of Globalization, Competitiveness, and Governability. v. 15, n. 3, p. 51-65, 2021. DOI: 10.3232/GCG.2021.V15.N3.02
VIJ, A. Understanding consumer demand for new transport technologies and services, and implications for the future of mobility. Data-driven Multivalence in the Built Environment, p. 91-107, 2020. DOI: 10.1007/978-3-030-12180-8_5
WALLSTEN, S. The Competitive Effects of the Sharing Economy: How is Uber Changing Taxis? Technological Policy Institute, Washington, v. 23, n. 2, p. 1-22, 2015.
WINKELMANN, R. Econometric analysis of count data. Berlin: Springer Science & Business Media, 2008.
ALVARENGA, A. M. T. Modelos lineares generalizados: aplicação a dados de acidentes rodoviários. Dissertação (Mestrado em Gestão de Informação) – Universidade de Lisboa. Lisboa: ULisboa, 2015.
ALVARENGA, G. V.; ALVES, P. F.; SANTOS, C. F.; DE NEGRI, F.; CAVALCANTE, L. R.; PASSOS, M. C. Políticas anticíclicas na indústria automobilística: uma análise de cointegração dos impactos da redução do IPI sobre as vendas de veículos. Texto para Discussão, n. 1512, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: IPEA, 2010.
AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP). Série histórica de levantamento de preços. Disponível em: <https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/precos-revenda-e-de-distribuicao-combustiveis/serie-historica-do-levantamento-de-precos>. Acesso em: 15 mar. 2022.
ANTUNES, E. M.; SIMÕES, F. A. Engenharia urbana aplicada: um estudo sobre a qualidade do transporte público em cidades médias. URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 51-62, 2013. DOI: 10.7213/urbe.05.002.SE04 DOI: https://doi.org/10.7213/urbe.05.002.SE04
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Taxa média mensal de juros das operações de crédito com recursos livres - pessoas físicas - aquisição de veículos. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries>. Acesso em: 21 de out. 2022.
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Índice de atividade econômica - IAE. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries>. Acesso em: 21 de out. 2022.
BANDEIRA, R. Como, em 17 anos, os SUVs sufocaram as peruas até a morte no Brasil. Quatro Rodas, 30 jan. 2020. Disponível em:<https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/como-em-17-anos-os-suvs-sufocaram-as-peruas-ate-a-morte-no-brasil/>. Acessado em: 13 out. 2021.
BARRETO, Y.; SILVEIRA NETO, R. M.; CARAZZA, L. Uber and traffic safety: Evidence from Brazilian cities. Journal of Urban Economics, v. 123, 103347, 2021. DOI: 10.1016/j.jue.2021.103347 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jue.2021.103347
BARROS, D. C.; PEDRO, L. S. As mudanças estruturais do setor automotivo, os impactos da crise e as perspectivas para o Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 34, p. 173-202, 2011.
CAMERON, A. C.; TRIVEDI, P. K. Regression analysis of count data. 2 ed. New York: Cambridge University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139013567
COELHO, L. A. A.; SILVA, L. A. S.; ANDRADE, M. O.; MAIA, M. L. A. Perfil socioeconômico dos usuários da Uber e fatores relevantes que influenciam a avaliação desse serviço no Brasil. In: Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, 31, outubro de 2017, Recife. Anais [...]. Recife: ANPET, 2017.
COHEN, B.; KIETZMANN, J. Ride On! Mobility business models for the sharing economy. Organization & Environment, Thousand Oaks, v. 27, n. 3, p. 279-296, 2014. DOI: 10.1177/1086026614546199 DOI: https://doi.org/10.1177/1086026614546199
FAÇANHA, C. Brazil's INOVAR-AUTO incentive program. 2013. International Council on Clean Transportation - ICCT. Disponível em: <https://theicct.org/publication/brazils-inovar-auto-incentive-program/>. Acesso em: 11 out. 2021.
FARIAS, F. M. V. Avaliação da percepção de qualidade da prestação do serviços de transporte individual de passageiros do Distrito Federal: Táxi e Uber. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2016. DOI: 10.26512/2016.07.D.21621 DOI: https://doi.org/10.26512/2016.07.D.21621
FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (FENABRAVE). Emplacamentos de veículos crescem em dezembro e o ano de 2020 teve queda menor do que a esperada. 05 jan. 2021. Disponível em: <http://www.fenabrave.org.br/portal/conteudo/view/16675>. Acesso em: 10 out. 2021.
FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (FENABRAVE). Emplacamentos novos. Disponível em: <http://www.fenabrave.org.br/Portal/conteudo/emplacamentos>. Acesso em: 22 mar. 2022.
FERREIRA, A. L.; TSAI, D. S.; BOARETO, R. Transição da indústria automotiva brasileira: desafios e perspectivas para uma conversão alinhada à mobilidade inclusiva e de baixas emissões. Fundação Rosa Luxemburgo / Instituto de Energia e Meio Ambiente. São Paulo: IEMA, 2021.
FORNACIARI, I. R. V. Análise dos signos e símbolos sociais capazes de influenciar o processo de compra de automóveis. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC. Belo Horizonte: FUMEC, 2012.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA (FGV/IBRE). Índice de Confiança da Indústria. 2021. Disponível em: https://extra-ibre.fgv.br/IBRE/sitefgvdados/visualizaconsulta.aspx. Acesso em: 26 nov. 2022.
Gabriel, L. F. (2013). A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL E A DEMANDA DE VEÍCULOS NO PERÍODO 2000-2010. Análise Econômica, 31(59). https://doi.org/10.22456/2176-5456.21473 DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.21473
HESSE, K.; FORNAHL, D. Essential ingredients for radical innovations? The role of (un‐) related variety and external linkages in Germany. Papers in Regional Science, v. 99, n. 5, p. 1165-1183, 2020. DOI: 10.1111/pirs.12527 DOI: https://doi.org/10.1111/pirs.12527
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – variação mensal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/acervo#/S/IA/A/82/T/Q>. Acesso em: 01 out. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO). Veículos Automotivos (PBE veicular). Disponível em: <https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular>. Acesso em: 08 de fev. 2022.
JOHNSTONE, N.; HAŠČIČ, I.; POPP, D. Renewable energy policies and technological innovation: evidence based on patent counts. Environmental and Resource Economics, v. 45, n. 1, p. 133-155, 2010. DOI: 10.1007/s10640-009-9309-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s10640-009-9309-1
LASMAR JÚNIOR, E. L.; GANDIA, R. M.; SOUZA, T. A.; SUGANO, J. Y.; RODRIGUEZ, D. Z. Novos modelos de negócios e a economia compartilhada: impactos e desafios para a indústria tradicional de automóveis. In: Seminários em Administração - SemeAd, 20, novembro de 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2017.
LEARD, B.; MCCONNELL, V.; ZHOU, Y. C. The effect of fuel price changes on fleet demand for new vehicle fuel economy. The Journal of Industrial Economics, v. 67, n. 1, p. 127-159, 2019. DOI: 10.1111/joie.12198 DOI: https://doi.org/10.1111/joie.12198
LIMA JUNIOR, P. P. Previsão de demanda de veículos automotores através do modelo de regressão linear múltipla. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Guaratinguetá: Unesp, 2015.
LUCINDA, C. R.; PEREIRA, L. M. S. Efeitos da Política de Redução do IPI sobre o mercado de automóveis novos. In: Encontro Nacional de Economia, 45, dezembro de 2017, Natal. Anais [...]. Niterói: ANPEC, 2017.
MAS-COLELL, A., WHINSTON; M. D.; GREEN, J. R. Microeconomic Theory. Oxford: Oxford University Press, 1995.
MCCARTHY, P. S. Market price and income elasticities of new vehicle demands. The Review of Economics and Statistics, Massachusetts, v. 78, n. 3, p. 543-547, 1996. DOI: 10.2307/2109802 DOI: https://doi.org/10.2307/2109802
MELO, A. S.; SAMPAIO, Y. S. B. Impactos dos preços da gasolina e do etanol sobre a demanda de etanol no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 56-83, 2014. DOI: 10.1590/141598481813 DOI: https://doi.org/10.1590/141598481813
NEGRI, J. A. Elasticidade-renda e elasticidade- preço da demanda de automóveis no Brasil. Texto para Discussão, n. 558, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: IPEA, 1998.
NICOLAY, R.; JESUS, D. As elasticidades da demanda por veículos novos no Brasil: Uma análise considerando o preço dos veículos usados. Econômica, Niterói, v. 21, n. 2, p. 33-49, 2019. DOI: 10.22409/reuff.v0i0.35138 DOI: https://doi.org/10.22409/reuff.v21i2.35138
ORGANIZAÇÃO MUNIDAL DA SAÚDE (OMS). Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 51. Disponível em: < https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62
e57_10>. Acesso em: 22 de jan. 2023.
PAGANI, P. A. S.; FIRME, V. A. C.; SANTOS, M. A. D. Determinantes da demanda do setor automobilístico brasileiro: uma análise empírica. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 52, n. 3, p. 613-645, 2022. DOI: 10.1590/1980-53575235pvm DOI: https://doi.org/10.1590/1980-53575235pvm
PAULA, G. A. Modelos de regressão: com apoio computacional. São Paulo: USP, 2004.
RESENDE, G. M.; LIMA, R. C. A. Evaluating the competition effects of uber’s entry into the Brazilian incumbent cab-hailing app segment. Journal of Competition Law & Economics, v. 14, n. 4, p. 608-637, 2018. DOI: 10.1093/joclec/nhz005 DOI: https://doi.org/10.1093/joclec/nhz005
RODRIGUES, M. A. Analysis of the urban public transportation based on parameters of quality. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: UFU, 2008.
SILVA, L. A. S.; ANDRADE, M. O.; MAIA, M. L. A. How does the ride-hailing systems demand affect individual transport regulation? Research in Transportation Economics, Amsterdam, v. 69, p. 600-606, 2018. DOI: 10.1016/j.retrec.2018.06.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.retrec.2018.06.010
TOYOTA. Conheça as versões | Modelo 2022. Disponível em: <https://www.toyota.com.br/modelos/corolla/>. Acesso em: 10 out. 2021.
UBER. O impacto da Uber no Brasil. Disponível em: <https://uberbrazil.publicfirst.co/?lang=pt-br#execsum>. Acesso em: 10 out. 2021.
VIOLIN, F. B. Motivators for the use of vehicle sharing services on demand in Brazil. The Journal of Globalization, Competitiveness, and Governability. v. 15, n. 3, p. 51-65, 2021. DOI: 10.3232/GCG.2021.V15.N3.02 DOI: https://doi.org/10.3232/GCG.2021.V15.N3.02
VIJ, A. Understanding consumer demand for new transport technologies and services, and implications for the future of mobility. Data-driven Multivalence in the Built Environment, p. 91-107, 2020. DOI: 10.1007/978-3-030-12180-8_5 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-12180-8_5
WALLSTEN, S. The Competitive Effects of the Sharing Economy: How is Uber Changing Taxis? Technological Policy Institute, Washington, v. 23, n. 2, p. 1-22, 2015.
WINKELMANN, R. Econometric analysis of count data. Berlin: Springer Science & Business Media, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Pedro Augusto Lopes Soyer, Elaine Aparecida Fernades
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.