Estudantes do ensino superior público, pobreza e mercado de trabalho no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n2.47222

Palavras-chave:

Educação superior pública, Mercado de trabalho, Pobreza

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a inserção do estudante em situação de pobreza na rede pública de ensino superior e sua repercussão no mercado de trabalho no Brasil. Para este propósito, realiza a análise descritiva dos dados e aplica o modelo Logit de probabilidades, a partir dos dados da PNAD Contínua 2019. Afirma-se que os estudantes da rede superior pública são pessoas mais jovens, não brancos, residem em regiões menos desenvolvidas e são relativamente mais pobres, em comparação à rede privada. Controladas as características dos estudantes, ser mulher, ter filhos menores e morar em regiões mais desenvolvidas, reduzem as chances de frequentar a universidade pública, mas ser pobre incrementa essa possibilidade. Estudar na rede pública superior diminui a probabilidade de participação e ocupação do estudante no mercado de trabalho. Esses elementos conduzem à relevância da escola superior pública para estudantes socioeconomicamente mais frágeis e sua postergação da entrada no mercado de trabalho, o que pode estimular a mobilidade educacional e social no Brasil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange de Cassia Inforzato de Souza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Mestrado em Economia regional da UEL.

Bianca Andrade Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)

Magno Rogério Gomes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor doutor da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)

Referências

BALASSIANO, M.; SEABRA, A. A.; LEMOS, A. H. Escolaridade, salários e empregabilidade: tem razão a teoria do capital humano? Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 9, n. 4, p. 31-52, out/dez, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400003

BERGMANN, A.; RIBEIRO, F.; NIQUITO, T.; TEIXEIRA, G. O efeito da expansão dos institutos e das universidades federais sobre o mercado de trabalho. Análise Econômica, Porto Alegre, v. 38, n. 77, p. 259-296, set, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/2176-5456.77987

BLOM, A.; HOLM-NIELSEN, L.; VERNER, D. Education, earnings, and inequality in Brazil: 1982-1998: implications for education policy. Washington: The World Bank, 2001. DOI: https://doi.org/10.1596/1813-9450-2686

CASTRO, C. R. M.; TANNURI-PIANTO, M. E. Educação superior pública no Brasil: custos, benefícios e efeitos distributivos. Nova Economia, v. 29, n. 2, p. 623-649, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-6351/3622

CEPAL. Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. Panorama Social da América Latina, 2019. Resumo executivo. Santiago, 2020.

DIAS, J.; DIAS, M. H.; LIMA, F. Os efeitos da política educacional no crescimento econômico: teoria e estimativas dinâmicas em painel de dados. Revista de Economia Política, v. 29, n. 3, p. 232-251, jul/set, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-31572009000300013

FERNANDES, M. G. S. Educação superior no Brasil: efeitos sobre as desigualdades de renda e o crescimento econômico de longo prazo. 2017. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior no Brasil: principais resultados. Brasília, 2020a.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília, 2020b.

KAGEYAMA, A; HOFFMANN, R. Pobreza no Brasil: uma perspectiva multidimensional. Economia e Sociedade, v. 15, n. 1, p. 79-112, 2006.

LANGONI, C. G. Distribuição da renda e desenvolvimento econômico do Brasil: uma reafirmação. Ensaios Econômicos da EPGE, n. 8, 1973.

MANACORDA, M; SANCHEZ-PARAMO, C.; SCHADY, N. Changes in returns to education in Latin America: the role of demand and supply of skills. Industrial and Labor Relations Review, v. 63, n. 2, p. 307-326, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/001979391006300207

MEDEIROS, M; BARBOSA, R.; CARVALHAES, F. Educational expansion, inequality and poverty reduction in Brazil: A simulation study. Research in Social Stratification and Mobility, v. 66, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rssm.2019.100458

MELO, S. L.; BORGES, L.O. A transição da Universidade ao mercado de trabalho na ótica do jovem. Psicologia, ciência e profissão, v., n.3, p. 376-395, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000300002

MOREIRA, G. O.; FERRARESI, F. H.; CARVALHO, E. M.; AMARAL, E. Inclusão social e ações afirmativas no ensino superior no Brasil: para quê? Revista Ensino Superior Unicamp, ago 2017. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/inclusao-social-e-acoes-afirmativas-no-ensino-superior-no-brasil-para-queij. Acesso em: 17/10/2021.

OECD. ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Education at a glance 2020. Country Note: Brazil, 2020.

OLIVEIRA, R. C.; SILVEIRA NETO, R. M. Expansão da escolaridade e redução da desigualdade regional de renda no Brasil entre 1995 e 2011: progressos recentes e desafios presentes. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 41-65, 2016.

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Econometria. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

REIS, M.; MACHADO, D. Uma análise dos rendimentos do trabalho entre indivíduos com ensino superior no Brasil. Economia Aplicada, Ribeirão Preto, v. 20, n. 4, p. 415-437, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea140616

ROCHA, R.; MENEZES FILHO, N.; OLIVEIRA, A.; KOMATSU, B. A relação entre o ensino superior público e privado e a renda e emprego nos municípios brasileiros. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 47, n. 3, p. 39-69, 2017.

TRINDADE, H. Educação, luta de classes e políticas educacionais no contexto da contrarreforma: notas sobre a UERN. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 16, n. 2, p. 228-248, 2014. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p228

VERNER, D. Wage Determination in Northeast Brazil. Washington, DC: World Bank, 2005. DOI: https://doi.org/10.1596/1813-9450-3548

Downloads

Publicado

06-07-2023

Como Citar

Inforzato de Souza, S. de C., Andrade Oliveira, B., & Gomes, M. R. (2023). Estudantes do ensino superior público, pobreza e mercado de trabalho no Brasil. Economia & Região, 11(2), 276–293. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n2.47222

Edição

Seção

Artigos