Determinação da área de influência dos portos na logística de exportação da soja de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2022v10n1p163Palavras-chave:
Bacias logísticas, Espacialização dos custos logísticos, Regionalização produtiva, AlocaçãoResumo
No Brasil, o transporte da lavoura até o porto representa uma parcela significativa no preço final das commodities agrícolas. De forma que o planejamento operacional da logística de exportação de grãos é fundamental para melhor a gestão dos custos. A participação do transporte intermodal na movimentação de cargas não está alinhada com a grande extensão territorial, o que impacta principalmente as regiões mais distantes dos portos marítimos. O objetivo do artigo é construir um modelo para determinação da área de influência dos portos brasileiros na logística da soja do estado de Mato Grosso destinada à exportação. O modelo identificou o porto de destino potencial, segundo os custos de transporte referenciados no espaço. A modelagem adotada pode ser também aplicada para avaliação da dinâmica logística de outros produtos agroindústrias. Destaca-se, que em todas as bacias logísticas delimitadas no estado de Mato grosso o escoamento da soja se dá prioritariamente por mais de um modal de transporte. Assim, os portos que influenciaram a logística no estado têm ligações ferroviárias ou hidroviárias, que são acessadas através de rodovias conectadas às regiões produtoras
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