O pedágio no Paraná: lei permissiva e contrato forte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2019v7n1p109

Palavras-chave:

Pedágio, Neoliberalismo, Lei complementar, Concessão.

Resumo

Este artigo apresenta a ambientação política que impulsionou a aprovação de um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo governo paranaense no ano de 1995, que resultou na concessão à iniciativa privada dos principais trechos de rodovias no Paraná. Aponta para os detalhes da tramitação, das votações, dos encaminhamentos e avalia o mérito da proposta, analisando a conjuntura em que foi votada, sob a hegemonia do pensamento neoliberal, e suas consequências para os usuários das rodovias paranaenses pedagiadas. Apresenta-se, ainda, uma avaliação técnica e política do tema pedágio até 2015 e compara o caso do Paraná com os leilões de pedágios nas rodovias federais, concluindo que a lei foi permissiva e o contrato com as empresas foi muito seguro juridicamente. Pautando-se para tal pesquisa no viés analítico-comparativo.

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Biografia do Autor

Irineu Mario Colombo, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutor em História Social (UnB). Professor do Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

09-12-2019

Como Citar

Colombo, I. M. (2019). O pedágio no Paraná: lei permissiva e contrato forte. Economia & Região, 7(1), 109–126. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2019v7n1p109

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