O pedágio no Paraná: lei permissiva e contrato forte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2019v7n1p109

Palabras clave:

Pedágio, Neoliberalismo, Lei complementar, Concessão.

Resumen

Este artigo apresenta a ambientação política que impulsionou a aprovação de um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo governo paranaense no ano de 1995, que resultou na concessão à iniciativa privada dos principais trechos de rodovias no Paraná. Aponta para os detalhes da tramitação, das votações, dos encaminhamentos e avalia o mérito da proposta, analisando a conjuntura em que foi votada, sob a hegemonia do pensamento neoliberal, e suas consequências para os usuários das rodovias paranaenses pedagiadas. Apresenta-se, ainda, uma avaliação técnica e política do tema pedágio até 2015 e compara o caso do Paraná com os leilões de pedágios nas rodovias federais, concluindo que a lei foi permissiva e o contrato com as empresas foi muito seguro juridicamente. Pautando-se para tal pesquisa no viés analítico-comparativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Irineu Mario Colombo, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutor em História Social (UnB). Professor do Instituto Federal do Paraná.

Citas

ANTUNES, Ricardo. A desertificação neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula). Campinas-SP: Autores Associados, 2004.

ARIÈS, Philippe. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1989.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. Projeto de Lei Complementar no. 20/1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos no Estado do paraná (pedágio). Deputado Neivo Beraldin, 23 de fevereiro de 1995.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. Ata do dia 14/12/1995. p. 11.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. Ata do dia 19/12/1995. p. 12-25.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. Ata do dia 20/12/1995. p. 02-05.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. Ata do dia 21/12/1995. p. 11- 18.

BERNARDO, Paulo. Entrevista com o Ministro Paulo Bernardo. NBR. Novembro de 2007.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Manual de Redação. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2004. 420 p.

CAFÉ COM O PRESIDENTE. Entrevista com Lula sobre o leilão das rodovias. Agência Brasil. 28 fev. 2008.

CONGRESSO EM FOCO (Revista). Pedágio no Brasil está entre os mais caros do mundo. Disponível: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/pedagio-no-pais-e-mais-caro-que-media-internacional/. Acessado e: 12 nov. 2015.

DAL VESCO, D. et al. A mudança política no governo estadual do Paraná versus risco dos contratos de concessão rodoviária. Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.

FENASDETRAN. Paraná tem o pedágio mais caro do mundo. Disponível em: http://fenasdetran.com/noticia/parana-tem-o-pedagio-mais-caro-do-mundo. Acesso em: 12 nov. 2015.

FIGUEIREDO, Mário João. A concessão de rodovias paranaenses: uma análise à luz das teorias da regulação. In: ECOPAR, 2, 2003, Maringá, Anais... Maringá: UEM-UEL-UEPG-UNIOESTE-IPARDES, 2003, p. 43-55.

FOLHA DE SÃO PAULO. PEDGÁGIO foi o negócio mais lucrativo de 2007. Folha de São Paulo, São Paulo, 9 mar. 2008.

QUANTO cada concessionária de pedágio lucrou em 2014? Gazeta do Povo, 5 maio 2015.

KARAM R. & SHIMA, W. T. A concessão de rodovias paranaenses: um serviço público sob a ótica do lucro. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n.113, p.103-127, jul./dez. 2007.

LEME, Alessandro André. Neoliberalismo, globalização e reformas do Estado: reflexões acerca da temática. Revista Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 32, p. 114-138, jan./jul. 2010.

MELLO, PÉRICLES DE HOLLEBEN. Opinião. O Estado do Paraná, São Paulo, 24 out. 2007.

NEGRÃO, João José de Oliveira. O governo FHC e o neoliberalismo. Revista Lutas Sociais, PUC-SP, São Paulo, v. 1, p. 103-112, nov. 1996.

PARANÁ. Lei Complementar nº 76 de 21 de dezembro de 1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos no Estado do Paraná. Diário Oficial do Estado, Curitiba, n 4660, 21 dez. 1995.

PARANAENSES não concordam com o preço dos pedágios. Paraná Online Tribuna, 12 out. 2013. Disponível em: http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/777397/. Acessado em: 12 nov. 2015.

PARADELA, Célia Lima. Desestatização da Rede Ferroviária Federal S/A: impactos sobre os recursos humanos da administração geral. 1998. Dissertação (Mestrado) - Escola Brasileira de Administração Pública, FGV, 1998.

PERBELINI, Alessandro de Melo; ARAÚJO, Maria da Piedade. Concessões de rodovias do Paraná: uma análise comparativa com o modelo federal de 2007. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 114, p. 179-210, jan./jul. 2008.

SENGE-PR (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná). Representação junto ao Ministério dos Transportes: contra o Estado do Paraná. Curitiba, 2014.

TRUBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Relatório. Acórdão no. 346. Plenário, Brasília, 2012.

Publicado

2019-12-09

Cómo citar

Colombo, I. M. (2019). O pedágio no Paraná: lei permissiva e contrato forte. Economia & Região, 7(1), 109–126. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2019v7n1p109

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.