A pintura Menino Azul (1770)

citacionismo artístico e a construção visual das masculinidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50179

Palavras-chave:

Gênero, Imagem, Cultura visual, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar o aspecto pedagógico da cultura visual no que diz respeito à construção dos gêneros, em especial das masculinidades. Para desenvolvê-lo, elaborou-se uma reflexão sobre as disputas entre gênero, educação, arte e cultura visual, sublinhando quão temporários e movediços são os significados decorrentes desse processo. Epistemologicamente, o texto foi fundamentado nos Estudos da Cultura Visual e, estruturalmente, foi organizado em dois momentos. No primeiro deles, apresentam-se processos a partir dos quais se opera a construção de gênero dos sujeitos, com ênfase nas masculinidades, chamando a atenção para os artefatos da cultura visual que são acionados para esse fim. Em seguida, debruça-se, com mais profundidade sobre um artefato específico: a pintura Menino Azul (1770), feita pelo artista inglês Thomas Gainsborough (1727-1788). Reflete-se, ainda, sobre os citacionismos artísticos que foram feitos à pintura. As análises indicam que as associações visuais que se estabelecem para cada gênero (como cores, poses, roupas e acessórios específicos para masculinidades e feminilidades) não são espontâneas, nem tampouco fixas. Logo, conclui-se que os usos da cultura visual em associação a masculinidades e feminilidades são atravessados por relações de poder entre grupos que disputam por significados e que prestam manutenção ou resistência aos modos hegemônicos como vêm sendo construídos os gêneros.

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Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá-PR. Professor na UEM. Email: jpbaliscei@uem.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5995-8983.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Baliscei, J. P. (2024). A pintura Menino Azul (1770): citacionismo artístico e a construção visual das masculinidades. Domínios Da Imagem, 18, 1–22. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50179