Cinema, representação e relação de poder: uma análise do filme “Que horas ela volta?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p298

Palavras-chave:

Imagens, Poder, Relações sociais.

Resumo

Nossa proposta é discutir as relações de poder, por meio das imagens do filme Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert, 2015), construídas através dos arrolamentos sociais que envolvem o trabalho doméstico, tendo como eixo norteador a personagem Val, a partir da noção de poder proposta por Foucault (1979, 2003). Buscaremos compreender de que maneira o poder atua sobre o corpo do indivíduo, moldando, disciplinando, o comportamento social, levando em consideração também o papel da cultura em tal processo, a partir de um diálogo com autores como Elias (1990), Geertz (1989) e Morin (2011). Por fim, iremos observar de que maneira a composição da mise-en-scène ajuda na produção de sentido em congruência com a narrativa fílmica.

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Biografia do Autor

Alisson Gutemberg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor no Departamento de Comunicação Social da UFRN (DECOM / UFRN)

Tiago José Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM/ UFRN).

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

Gutemberg, A., & Lima, T. J. (2017). Cinema, representação e relação de poder: uma análise do filme “Que horas ela volta?”. Domínios Da Imagem, 11(20), 298–310. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p298

Edição

Seção

Artigos gerais