"Só morto sairei do catete!": a morte de Getúlio Vargas pelo Jornal Ultima Hora (UH)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p200Palabras clave:
Getúlio Vargas, Ultima Hora, FotosResumen
O artigo tem como objetivo analisar como o jornal Ultima Hora (UH) construiu e divulgou a morte de Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, em 1954, com ênfase nas fotos publicadas em suas páginas, tanto no dia do suicídio como nos dias conseguintes. A ideia aqui desenvolvida é a de que a UH, que já utilizava a imagem como uma linguagem ativa e bastante significativa em suas edições, trabalhou com esse recurso para enfatizar seu ponto de vista sobre o desaparecimento do político, enaltecendo seu trabalho e buscando confirmar seu carisma e sua importância para a política brasileira.Descargas
Citas
BARROS, T. Imprensa era dominada por um grupo familiar até 1950. In: CAMPOS, A. (org.). Nos tempos de Wainer: a Última Hora de Samuel. Rio de Janeiro: ABI-Copim, 1993.
BARTHES, R. A mensagem fotográfica. In: LIMA, L. (org). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 325-338.
BENEVIDES, Maria V. A UDN e o udenismo: Ambiguidades do liberalismobrasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987 (Obras escolhidas, v. 1).
CAPELATO, M. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
D'ARAÚJO, M. (org). Getúlio Vargas. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011 (Série perfis parlamentares; n. 62).
D'ARAÚJO, M. O segundo governo Vargas 1951-1954: democracia, partidos e crise política. 2. ed. São Paulo: Ática, 1992 (Série Fundamentos; 90).
DULLES, J. Carlos Lacerda: a vida de um lutador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992, 2 v.
DULLES, J. Getúlio Vargas: Biografia Política. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1967.
FAUSTO, Boris. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FIDELIS, T. PRETO NO BRANCO: as crises políticas institucionais pelas páginas de O Estado de S. Paulo e Ultima Hora (1954/1956). Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2018a.
FIDELIS, T. Samuel Wainer: entre Diretrizes e Ultima Hora. PPGHIS/UnB Nº33, Brasília Ago - Dez, 2018b.
GAGNEBIN, Jeanne M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34. 2006.
GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GUIMARÃES, Maikio. Caso última hora: a crise que mudou o curso da história. Porto Alegre: BesouroBox, 2011.
KUBRUSLY, C. O que é fotografia?. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
LAURENZA, Ana M. de A. Lacerda x Wainer - O corvo e o bessarabiano. 2. ed. São Paulo: SENAC, 1998.
MAUAD, A.; LOPES, M. História e Fotografia. In: CARDOSO, C.; VAINFAS, R. (orgs). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MENDONÇA, M. O demolidor de presidentes. 2ºed. São Paulo: Códex, 2002.
ORLANDI, E. As Formas do Silêncio. Campinas: UNICAMP Editora, 1992
PAULO, H. Estado Novo e propaganda em Portugal e no Brasil. O SPN/SNI e o DIP. Coimbra: Livraria Minerva, 1994 (Coleção Minerva-História 11).
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. Campinas: UNICAMP Editora, 1988.
SILVA, Hélio. 1954: um tiro no coração. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
SODRÉ, N. A história da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
WAINER, S. Minha razão de viver: memórias de um repórter. Rio de Janeiro: Record, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.