O nascimento da moda feminina na imprensa carioca oitocentista
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p11Palabras clave:
Mulheres, Periódicos, Imagem, Moda.Resumen
O presente artigo é parte de alguns questionamentos levantados na pesquisa de mestrado em andamento e tem como propósito discutir a circulação dos jornais - escritos por homens - dedicados às mulheres no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XIX. Para isso, utilizaremos como fonte um dos primeiros e mais importantes periódicos femininos que estiveram em circulação na capital fluminense: O Correio das Modas. Tendo como foco principal abordar temas relacionados ao belo sexo, os editores e redatores desta folha se empenharam em produzir uma imprensa até então pouco desenvolvida no Brasil, e que teve como grande influenciador, sobretudo, o modelo francês. Por meio deste periódico e, mais especificamente, das suas colunas de modas, pretendemos pensar em que medida a leitura feminina tornou-se corrente no Rio de Janeiro, e de que maneira o discurso sobre a indumentária e os modos de vestir das senhoras compuseram essas páginas.Descargas
Citas
ABREU, Márcia; BRAGANÇA, Aníbal. Impresso no Brasil - dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
CARELLI, Mário. Culturas cruzadas: Intercâmbios entre França e Brasil. Campinas: Papirus, 1994.
CARVALHO, Marcus J. M. de. A imprensa na formação do mercado de trabalho feminino no século XIX. In: NEVES, Lúcia Maria Bastos P.; FERREIRA, Tania Maria Bessone da C. (org.). Rio de Janeiro: DP&A FAPERJ, 2006.
CHATAIGNIER, Gilda. História da moda no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
COARACY, Vivaldo. Memórias da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965. v.3
CORREIO DAS MODAS: jornal crítico e literário das modas, bailes, teatros. Rio de Janeiro: Casa de Eduardo e Henrique Laemmert, 1839.
COSTA, Nelson. Páginas cariocas: trechos de autores brasileiros sobre a Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1961. (Coleção Cidade do Rio de Janeiro)
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FONSECA, Gondim da. Biografia do jornalismo carioca (1808-1908). Rio de Janeiro: Livraria Quaresma, 1941.
FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. Literatura e Sociedade no Rio de Janeiro oitocentista. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1999.
FERREIRA, Tânia Maria Bessone da Cruz. A presença francesa no mundo dos impressos no Brasil. In: FERREIRA, Tânia Maria Bessone da Cruz. Revistas Ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Império. Rio de Janeiro, Mauad, 2011.
FISCHER, Steven Roger. História da Leitura. Tradução Cláudia Freire. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.
GUIMARÃES, Valéria. Revistas francesas no Brasil caminhos da modernidade: catálogos e mediadores (Rio de Janeiro e São Paulo, século XIX e XX). Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, v. 9, n. 2, jul./ dez., 2016. Disponível em: http://www.ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/ 574. GUIMARÃES, Valéria (org.). Transferências Culturais - o exemplo na França e no Brasil. São Paulo/Campinas: Edusp, Mercado de Letras, 2012.
GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
LAFARGE, Chantal Horellou; SEGRÉ, Monique. Sociologia da Leitura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010.
MARLYSE, Meyer. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. História da imprensa no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. Imprensa e cidade. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
MOISÉS, Leyla Perrone. (org.) Cinco séculos de presença francesa no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2013.
MOLINA, Matias M. História dos jornais no Brasil: da era colonial à regência (1500-1840). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MOREL, Marcos; BARROS, Mariana Monteiro de. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
NEEDELL, Jeffrey D. Belle Époque Tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
O ESPELHO DIAMANTINO: periódico de política, literatura, belas artes, teatro e moda, dedicado as senhoras brasileiras. Rio de Janeiro: Tipografia de Plancher-Seignot, 1827-1828.
PERROT, Michelle. Mulheres Públicas. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções. Universidade de Brasília: Brasília, 2002.
RENAULT, Delso. O Rio Antigo nos anúncios de jornais (1808-1850). Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1969.
RODRIGUES, Mariana Christina de Faria Tavares. Mancebos e mocinhas: moda na literatura brasileira do século XIX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808- 1821). São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978.
SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Linguagem, cultura, sociedade: o Rio de Janeiro de 1808 a 1821. T1973. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1973. v.2
STRZODA, Michelle. O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: jornalismo e literatura no século XIX. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.
VIDAL, Laurent; LUCA, Tânia Regina de. (org.) Franceses no Brasil: (séculos XIX-XX). São Paulo: Editora UNESP. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.