Das formas báquicas e do grotesco bakhtiniano em imagens do Heavy Metal e do Hard Rock

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p7

Palabras clave:

Linguagem visual, Carnavalização bakhtiniana do grotesco, Leitura de imagens.

Resumen

A linguagem do Rock é essencialmente paródica, alegórica, carnavalesca e imagética. Uma tipologia de conteúdo de imagens é obtida por meio do conceito de carnavalização enunciado por Mikhail Bakhtin e, com ela, este trabalho analisa o emprego e a significação de figuras do campo do grotesco, das deformidades físicas e das monstruosidades na linguagem visual do universo do Hard Rock e Heavy Metal. O corpo teórico também inclui as contribuições de Vilém Flusser e de Junito de Souza Brandão. O estigma rebelde do Hard Rock e do Heavy Metal multiplica- se e revigora sua influência com a popularização crescente desses gêneros musicais – que vêm sendo efusivamente retratados por meio de forte apelo imagético – como consequência de os responsáveis pelo marketing das bandas invocarem, sempre mais, o auxílio visual nas figuras que contêm alusões à quebra de regra e de busca pela liberdade.

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Biografía del autor/a

Adriano Alves Fiore, Universidade Estadual de Londrina, Faculdade Pitágoras

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Graduado em Direito pela UEL e em Comunicação Social e Jornalismo pela Faculdade Pitágoras

Miguel Luiz Contani, UFPR, PUC-SP.

Mestre em Educação pela UFPR; doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Citas

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Publicado

2011-05-01

Cómo citar

Fiore, A. A., & Contani, M. L. (2011). Das formas báquicas e do grotesco bakhtiniano em imagens do Heavy Metal e do Hard Rock. Domínios Da Imagem, 5(8), 7–18. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p7

Número

Sección

Artigos gerais