Exercícios do Olhar no MAC USP
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p45Palabras clave:
Fenomenologia, Percepção, VisualResumen
O presente artigo propõe tornar visíveis certas movimentações do desvelar do conhecimento estético-visual discutidas pelo pensador francês Maurice Merleau-Ponty. Apresentamos um contínuo de desenhos do artista Geraldo de Barros para oferecer um modo de compreender e interpretar o objeto estético e uma proposta metodológica construída para essa finalidade. O artigo em questão é um recorte das pesquisas "Percursos visuais no acervo do MAC USP" e "Exercícios do Olhar: uma fenomenologia do conhecimento visual".
Descargas
Citas
ARANHA, C. S. G. Movimento fenomenológico: aproximação do fenômeno. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (org.). Joel Martins.. um seminário avançado em fenomenologia. São Paulo: EDUC, 1997.
ARANHA, C. S. G. Ato Criador como Material de Apoio para a Educação Artística. In: ARANHA, C. S. G. Formação de Educadores- pesquisas e estudos qualitativos. São Paulo: Olho d'água, 1999.
ARANHA, C. S. G. Percursos visuais no acervo do MAC USP. São Paulo: MAC-USP, 1999. Disponível em: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/percursos/percursos.asp
ARANHA, C. S. G. Exercícios do Olhar: uma fenomenologia do conhecimento visual. Tese (Livre-Docência) - ECA-USP, São Paulo, 2000.
DUFRENNE, Mikel. Phenoménologie de L'Experience Esthetique. Paris: Press Universitaire de France, 1967.
DUFRENNE, Mikel. Estética e Filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1981.
HUSSERL, Edmund. The Crisis of European Sciences and Transcendental Phenomenology. Evanston: Northwestern University Press, 1970.
HUSSERL, Edmund. Cartesian Meditations: an Introduction to Phenomenology. Dorian Cairns, trad. Martinus Nijhoff. The Hague, Netherlands, 1977.
HUSSERL, Edmund. A Filosofia como Ciência de Rigor. Coimbra: Atlântida, 1975.
LYOTARD, Jean-François. A Fenomenologia. Lisboa: Edições 70. 1986.
MACHADO, Ozeneide V. de Mello. Pesquisa Qualitativa: Modalidade Fenômeno Situado". In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação. Piracicaba: São Paulo, Unimep, 1994.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia: Fundamentos e Recursos Básicos. São Paulo: Moraes, 1989.
MARTINS, J.; BOEMER, M.R.; FERRAZ, CA. A fenomenología como alternativa metodológica para pesquisa: algumas considerações. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 24, n.1, p.139-147, abr. 1990.
MARTINS, J. ; BICUDO, M. A. V. Um Enfoque Fenomenológico do Currículo: Educação como Poíesis. São Paulo: Cortez, 1992.
MERLEAU-PONTY, M. Phenomenology of Perception. London: Routledge & Kegan Paul Ltd., 1962.
MERLEAU-PONTY, M. Le Doute de Cézanne. In: MERLEAU-PONTY, M. Sens et Non-Sens. Paris, Nagel, 1966.
MERLEAU-PONTY, M. The Structure of Behavior. Boston, Beacon Press, 1967.
MERLEAU-PONTY, M. O Olho e o Espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MERLEAU-PONTY, M. O visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva. São Paulo, 1971.
MERLEAU-PONTY, M. Texto sobre Estética. São Paulo, Ed. Abril, 1980. (Os Pensadores)
MERLEAU-PONTY, M. As Aventuras da Dialética. In: Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril, 1980.
MERLEAU-PONTY, M. O Primado da Percepção e suas Consequências Filosóficas. São Paulo: Papirus, 1990.
NEVES, M. C. D.; CARVALHO, W. L. P. O Mecanismo da Física na Psicologia e a Perspectiva Fenomenológica. Cadernos da Sociedade de Pesquisa e Estudos Qualitativos, São Paulo, n. 1, 1990.
NOVAES, Adauto (Org.). O Olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
TASSINARI, A. Filosofia, Visão e Pintura - estudo sobre a filosofia da pintura de Merleau-Ponty. Tese (Mestrado) - FFLCH-USP, São Paulo, 1989.
TASSINARI, A. Espaço e Obra - Ensaio sobre Arte Moderna. Tese (Doutorado) - FFLCH-USP, São Paulo, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.