Antes ver para crer, hoje digitalizar para acreditar: a fotografia e o gozo estético da cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p111Palabras clave:
Cultura visual, Ação social, Fotografia.Resumen
A cultura visual desde meados do século XX ate hoje, com as tecnologias digitais, está vinculadaa todos os níveis da vida social nos quais se desenvolvem varias formas de sociabilidade econhecimento. A produção de imagens, como modo de reprodução de realidades documentaistem possibilitado a mudança da observação sociológico, antropológica e política, provocandocom isso mudanças reflexivas a todas as áreas das ciências sociais. Com isso, o nosso modusoperandi de percepção visual é ampliado instrumentalizado, agindo dentro de uma lógica deconsumo imagético extremamente ampliado que incide no modo estético de nos apresentarmose produzirmos saberes. Nesse contexto, a fotografia é sem duvida um dos principais artefatosvisuais que contribuem para essas mudanças, estando ela ligada ao advento das novas tecnologiasdigitais.Descargas
Citas
BARTHES, R. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1989.
BARTHES, R. O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BOURDIEU, Pierre. Un arte médio. Ciudad del México. Gustavo Gili, 2003.
DUNCUN, P. Visual Culture in the Classroom. En Art Education; Marzo de 2003; 25-32.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
JENKS, C. The Centrality of the Eye in Western Culture. In: an Introduction to Visual Culture. London, 1999.
MARINOVICH, Greg e Silva, João. The Bang-Bang Club. Jackson, Perseu Books, 2010.
MARTIN-BARBERO, Jesus. e REY, G. Os Exercícios do Ver. São Paulo, SENAC, 2001.
MIRZOEFF, N. Una Introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós. 2, 2003.
MITCHELL, W. J. T. Que és la Cultura Visual. Princenton: Irving Lavin, Institute for Advanced Study, 1995. Disponível em: http://www.ub.es/ boletin. Acesso em: jun. 2003.
SLATER, D. Potography and Modern Vision. In: An Introduction to Visual Culture. London and New York, 1999.
SALGADO, Sebastião. Exodus. Lausanne. Fundación Retevison, 2000.
SALGADO, Sebastião. Retratos de Los Ninos de Exodus. Lausanne, Fundación Retevison, 2000.
SALGADO, Sebastião. Outras Américas. São Paulo, Cia das Letras, 1999.
SALGADO, Sebastião. Trabalhadores. São Paulo, Cia das Letras, 2007.
SALGADO, Sebastião. Terra. São Paulo. Cia das letras, 1997.
SALGADO, Sebastião. África. São Paulo. Taschen, 2010.
SILVA, Sergio Luiz Pereira da. Sociedade da Diferença: formações identitárias, esfera pública e democracia na sociedade global. Rio de Janeiro, Mauad, 2009.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo. Cia das Letras, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.