Pitoresco, um pensamento de arte

Autores/as

  • Thiago Costa Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p218

Palabras clave:

Estética do pitoresco, William Gilpin, Século XVIII.

Resumen

Introduzido ao repertório conceitual da teoria da arte na segunda metade do século XVIII, o pitoresco alcançou autonomia enquanto modelo artístico formal caracterizando-se como um tipo de composição que não se adequava ao ideal clássico de beleza. Com efeito, o conceito estético do pitoresco constituiu um fenômeno histórico complexo, cujas implicações abrangeram diversos âmbitos da cultura, dos arranjos de jardins à literatura e da moda à política. Desta maneira, o pitoresco contribuiu decisivamente para a edificação da sensibilidade romântica no curso do século XIX, moldando uma forma de apreensão e concepção do mundo pautada pela visualidade. Pretende-se, neste artigo, acompanhar seu itinerário teórico, bem como as reflexões críticas de seu principal divulgador, o pastor anglicano William Gilpin.

Biografía del autor/a

Thiago Costa, Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Citas

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre as origens de nossas idéias do sublime e do belo. Campinas, SP: Papirus, Editora da Universidade de Campinas, 1993.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004. DAEMMRICH, Ingrid G. The ruins motif as artistic device in French literature. The Journal of aesthetics and art criticism, Londres, v. 30, n. 4, p. 449-457, 1972.

DIENER, Pablo. A viagem pitoresca como categoria estética e a prática de viajantes. Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 15, n. 25, p. 59-73, 2008.

GILPIN, William. Tres ensayos sobre la belleza pintoresca. Madrid: Abada editores, Lecturas de paisaje, 2004.

GOMES JÚNIOR, Guilherme Simões. Arte da paisagem e viagem pitoresca: romantismo entre academia e mercado. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 79, p. 107-123, 2012.

GRAS BALAGAR, Menene. Estudio preliminar. In: BURKE, Edmund. De lo sublime y de lo bello. Madri: Editorial Tecnos, 2001. p. 7-23.

HUNT, John Dixon. The picturesque garden in Europe. London: Thames and Hudson, 2003.

MADERUELO, Javier. La teoría de lo pintoresco y la obra de William Gilpin. In: GILPIN, William. Tres ensayos sobre la belleza pintoresca. Madrid: Abada editores, Lecturas de paisaje, 2004. p. 7-43

PEVSNER, Nikolaus. The genesis of the Picturesque. In: Studies in Art, Architecture and Design. From Maneirism to Romanticism. Londres: Thames and Hudson, 1968. V. 1. p. 79-101.

SCHAMA, Simon. Paisagem e Memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

WATKIN, David. The English Vision. The Picturesque in Architecture, Landscape and Garden Design. Londres: John Murray, 1982.

Publicado

2015-07-31

Cómo citar

Costa, T. (2015). Pitoresco, um pensamento de arte. Domínios Da Imagem, 9(17), 218–236. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p218

Número

Sección

Artigos gerais