Embrulhado para presente? Fotografia, consumo e cultura visual no Brasil (1930-1960)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p27Palabras clave:
Fotografia, Publicidade, Cultura do consumoResumen
O texto analisa a crescente influência cultural norte-americana nos padrões de consumo de massa, enfatizando o estudo da relação entre fotografia e publicidade nas revistas ilustradas, no período de 1930 a 1960. Abordam-se os aspectos políticos da elaboração da política da Boa Vizinhança e suas relações com a cultura do consumo; destaca-se na análise das imagens a dimensão intertextual da expressão visual na produção do imaginário consumista.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. Gostos de Classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.) Bourdieu, coleção sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1994.
DANIEL, Érica Gomes. A Guerra como slogan: Vizualizando o Advertising Project na propaganda comercial da revista seleções do Reader’s Digest (1942-1945). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
DONOGHUE, D. et.alli, A América em teoria, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.
GARCIA CANCLINI, Néstor (compilador). Cultura y pospolítica; el debate sobre la modernidad en America Latina. México, DF: Grijalbo, Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1995.
GARCIA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995
GARCIA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas; estratégias para entrar y salir de la modernidad. México, DF: Grijalbo, Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1989
GRAHAN JR, Ottis. “Anos de Crise: América na depressão e na guerra 1933-1945”, In: LEUCHTENBURG, Willian E. (org.) O Século Inacabado: América desde 1900, Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976. p. 367-477
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodore. A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação da massa. In: LIMA, Luiz Costa (org.) Teoria da Cultura de massa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
LEUCHTENBURG, Willian E. A Cultura de Consumo e a Guerra Fria: a sociedade americana, 1945-1960. In: LEUCHTENBURG, Willian E. O Século Inacabado: América desde 1900. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976. p.699-830.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Destiempos culturales, fragmentaciones latino-americanas y residuos utopicos. Revista de Crítica Cultural, n. 16, p. 11-21, jun.1998.
MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da Imagem: A produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social, da classe dominante, na cidade do Rio de Janeiro. Niterói: LABHOI/UFF, 2002, v.1. p.465,
MORAÑA, Mabel. El boon del subalterno. Revista de Crítica Cultural, n. 15, p.48-53. nov. 1997, .
MOURA, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil: a penetração cultural americana. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
TOTA, Pedro Antônio. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.