Imagem e alegoria no cinema de Sylvio Back: o caso de Ana
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10Palabras clave:
Imagem cinematográfica, Sylvio Back, Alegoria.Resumen
Este texto discute sentidos alegóricos da imagem cinematográfica. O objeto de análise é o filme A Guerra dos Pelados (Sylvio Back, 1971). É um filme histórico sobre o Movimento do Contestado. O assunto é a resistência dos camponeses. Estes foram expulsos de suas terras e resistem à opressão dos fazendeiros e industriais da região. Na narrativa do filme, analisa-se o significado emblemático da personagem Ana, uma jovem camponesa. A imagem de Ana é uma possível chave de leitura para o filme. As diferentes fases da trama se relacionam com as fases vividas por ela. A escolha do cineasta em demarcar fases do filme a partir das transformações na imagem de uma mulher é uma opção retórica. Ele usa a imagem como alegoria que expressa múltiplos sentidos.
Descargas
Citas
AZEREDO, Ely. A guerra dos pelados (II). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 out. 1971.
BACK, Sylvio. Entrevista a Adélia Lopes e Dante Mendonça. O Estado do Paraná, Curitiba, 24 abr. 1988.
BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas. UERJ, Rio de Janeiro, vol.1, n8, 2005.
BERNARDET, Jean-Claude. Qual é a história? In: Piranha no mar de rosas. São Paulo: Nobel, 1982.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
FASSONI, Orlando. Back na polêmica do filme engajado. Folha de São Paulo, 09 out. 1979.
GRAWUNDER, Maria Z. A palavra mascarada: sobre a alegoria, Santa Maria, Ed.UFSM, 1996.
KAMINSKI, Rosane. Poética da angústia: história e ficção no cinema de Sylvio Back (1960-70), Curitiba, 2008.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.