Imagem e alegoria no cinema de Sylvio Back: o caso de Ana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10

Palabras clave:

Imagem cinematográfica, Sylvio Back, Alegoria.

Resumen

Este texto discute sentidos alegóricos da imagem cinematográfica. O objeto de análise é o filme A Guerra dos Pelados (Sylvio Back, 1971). É um filme histórico sobre o Movimento do Contestado. O assunto é a resistência dos camponeses. Estes foram expulsos de suas terras e resistem à opressão dos fazendeiros e industriais da região. Na narrativa do filme, analisa-se o significado emblemático da personagem Ana, uma jovem camponesa. A imagem de Ana é uma possível chave de leitura para o filme. As diferentes fases da trama se relacionam com as fases vividas por ela. A escolha do cineasta em demarcar fases do filme a partir das transformações na imagem de uma mulher é uma opção retórica. Ele usa a imagem como alegoria que expressa múltiplos sentidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosane Kaminski, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Citas

AMÂNCIO, Tunico. Artes e Manhas da Embrafilme. Niterói: EdUFF, 2000.

AZEREDO, Ely. A guerra dos pelados (II). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 out. 1971.

BACK, Sylvio. Entrevista a Adélia Lopes e Dante Mendonça. O Estado do Paraná, Curitiba, 24 abr. 1988.

BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas. UERJ, Rio de Janeiro, vol.1, n8, 2005.

BERNARDET, Jean-Claude. Qual é a história? In: Piranha no mar de rosas. São Paulo: Nobel, 1982.

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

FASSONI, Orlando. Back na polêmica do filme engajado. Folha de São Paulo, 09 out. 1979.

GRAWUNDER, Maria Z. A palavra mascarada: sobre a alegoria, Santa Maria, Ed.UFSM, 1996.

KAMINSKI, Rosane. Poética da angústia: história e ficção no cinema de Sylvio Back (1960-70), Curitiba, 2008.

SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

Publicado

2014-07-18

Cómo citar

Kaminski, R. (2014). Imagem e alegoria no cinema de Sylvio Back: o caso de Ana. Domínios Da Imagem, 8(14), 10–25. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10

Número

Sección

Artigos do dossiê