Imagem e alegoria no cinema de Sylvio Back: o caso de Ana
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10Palabras clave:
Imagem cinematográfica, Sylvio Back, Alegoria.Resumen
Este texto discute sentidos alegóricos da imagem cinematográfica. O objeto de análise é o filme A Guerra dos Pelados (Sylvio Back, 1971). É um filme histórico sobre o Movimento do Contestado. O assunto é a resistência dos camponeses. Estes foram expulsos de suas terras e resistem à opressão dos fazendeiros e industriais da região. Na narrativa do filme, analisa-se o significado emblemático da personagem Ana, uma jovem camponesa. A imagem de Ana é uma possível chave de leitura para o filme. As diferentes fases da trama se relacionam com as fases vividas por ela. A escolha do cineasta em demarcar fases do filme a partir das transformações na imagem de uma mulher é uma opção retórica. Ele usa a imagem como alegoria que expressa múltiplos sentidos.
Descargas
Citas
AZEREDO, Ely. A guerra dos pelados (II). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 out. 1971.
BACK, Sylvio. Entrevista a Adélia Lopes e Dante Mendonça. O Estado do Paraná, Curitiba, 24 abr. 1988.
BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas. UERJ, Rio de Janeiro, vol.1, n8, 2005.
BERNARDET, Jean-Claude. Qual é a história? In: Piranha no mar de rosas. São Paulo: Nobel, 1982.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
FASSONI, Orlando. Back na polêmica do filme engajado. Folha de São Paulo, 09 out. 1979.
GRAWUNDER, Maria Z. A palavra mascarada: sobre a alegoria, Santa Maria, Ed.UFSM, 1996.
KAMINSKI, Rosane. Poética da angústia: história e ficção no cinema de Sylvio Back (1960-70), Curitiba, 2008.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.