v. 10 n. 18 (2016): Religião, migração e cultura. Imagens da fé

					Visualizar v. 10 n. 18 (2016): Religião, migração e cultura. Imagens da fé

A imagem da capa apresenta uma foto de Lewis Wickes Hine (1874–1940), fotógrafo e sociólogo estadunidense pioneiro da fotografia documental. Hine, após ter estudado nas universidades de Chicago, Columbia e Nova Iorque, ensinou na Ethical Culture School, onde encorajou o seus alunos a utilizar a câmera fotográfica como meio de desenvolvimento cultural. Muito preocupado com o bem-estar dos menos favorecidos, registrou a chegada dos imigrantes à Ilha Ellis, que, ao longo do século XIX e no começo do século XX, foi a principal porta de entrada aos Estados Unidos. A foto aqui reproduzida, parte da série realizada nesta ilha, é intitulada Italian Madonna (1905) já que sua composição evoca claramente uma imagem muito comum na iconografia católica: a da Nossa Senhora com o menino Jesus. A Madonna de Hine, “venerada” pelos homens e rapazes postos em semicírculo atrás dela, parece estar suspendida no presente alegórico do arquétipo materno e, ao mesmo tempo, radicada em um momento e em um lugar dramaticamente definidos. A foto desta mãe italiana, em sua transcendente humanidade, representa, no fim das contas, o negativo das imagens míticas apresentadas neste dossiê. Estas, efetivamente, são sempre percebidas pelos crentes como próximas, informadas e atenciosas, isto é, divinamente imanentes. Imagens humanas e imagens divinas estão constantemente sujeitas a recíprocas transfigurações como esta, formidavelmente impressa pelo talento de Hine.

Francesco Romizi

LEWIS, W. Hine, Italian Madonna (1905). The Miriam and Ira D. Wallach Division of Art, Prints and Photographs: Photography Collection, The New York Public Library. The New York Public Library.

Publicado: 2016-04-28

Apresentação

  • Apresentação Dossiê: Religião, migração e cultura. Imagens da fé

    Francesco Romizi
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p1

Artigos do dossiê

  • O lugar e os ícones na cultura religiosa dos imigrantes ucranianos em Curitiba

    Paulo Augusto Tamanini
    11-28
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p11
  • Os capitéis como lugares de devoção e de celebração em comunidade: representação, memória e identidade em uma colônia italiana no sul do Brasil

    Daniel Luciano Gevehr, Aline Nandi
    29-49
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p29
  • L'immaginario, l'immagine e l'immaginabile: devozione popolare e costruzione della presenza di una comunità migrante

    Riccardo Cruzzolin
    50-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p50
  • Festas e tradições bolivianas na metrópole: o caso das devoções marianas

    Sidney Antonio Silva
    67-85
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p67
  • O candomblé em terras alemãs

    Joana Bahia
    86-104
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p86
  • Em busca dos monges históricos: fontes e historiografia

    Alexandre Karsburg
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p105
  • A mudança do olhar sobre as imagens religiosas entre os Kadiwéu

    Maria Raquel da Cruz Duran
    121-138
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p121
  • O duplo poder da imagem religiosa: uma virgem equatoriana em Manhattan

    Francesco Alberto Romizi
    139-158
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p139

Artigos gerais

  • Entre os muros (da escola): relações complexas, múltiplas determinações

    Iael de Souza
    159-187
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p159
  • Dissidentes do mundo: rock, heavy metal, subversão e juventude em Parnaíba-PI nas décadas de 1980 e 1990

    Gustavo Silva de Moura
    188-202
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n18p188