Favelas, praias e um sertão ao fundo

o Rio de Janeiro de Leon Hirszman entre o CPC e o Cinema Novo (1962-64)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p37

Palavras-chave:

Leon Hirszman , Cinema Novo, Rio de Janeiro, Favelas, Sertão

Resumo

O artigo aborda as imagens do Rio de Janeiro, em contraste com as do sertão nos filmes Pedreira de São Diogo (1962) e Maioria absoluta (1964), ambos dirigidos por Leon Hirszman, com destaque para a problemática das migrações nordestinas, a existência e representatividade das favelas e das praias. Por meio da análise fílmica, são decodificadas e debatidas as ideias defendidas por esse cineasta, um dos participantes da criação do cinema moderno no Brasil, vinculado ao Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) e ao Cinema Novo. Busca-se identificar os elementos marcantes das narrativas (enquadramento, movimento de câmera, iluminação, montagem, trilha sonora e atuações), bem como o modo como o Rio de Janeiro e seus moradores são representados, incluindo uma demarcação étnico-racial de atores e figurantes.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pinto de Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor adjunto do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro - RJ. Email: dudachacon@gmail.com. ORCID iD: 0000-0001-7448-2565

Maira Santana Marinho da Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro – RJ. Email: mairaa.marinho@gmail.com. ORCID iD: 0000-0003-4517-4744

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Pinto de Pinto, C. E., & Santana Marinho da Cunha, M. (2023). Favelas, praias e um sertão ao fundo: o Rio de Janeiro de Leon Hirszman entre o CPC e o Cinema Novo (1962-64). Domínios Da Imagem, 17(33), 37–74. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p37

Edição

Seção

Artigos gerais