Quadrinhos, masculinidades e livros didáticos: quem são os heróis na História?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n31p157Palavras-chave:
Quadrinhos, Masculinidades, Livro-didático, HistóriaResumo
Este artigo procura estabelecer um diálogo entre os processos de subjetivação das masculinidades e o ensino escolar por meio da utilização de histórias em quadrinhos, analisando as referências a HQs presentes nas duas coleções de livros didáticos de História mais distribuídos pelo PNLD 2020. A análise desse material é feita a partir da teoria filosófica de Deleuze e Guattari e as ideias dos pensamentos nômades e rizomáticos, na medida em que observa linhas de fuga possíveis às segmentaridades impostas pelos dualismos homem/mulher, adulto/criança, comumente presentes nas relações de gênero e na educação. Esse exercício sugere possibilidades e abordagens de ensino que estimulam o surgimento de múltiplas consciências históricas.
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