O toque como via miraculosa: imagem e materialidade na Távola Franciscana de Bonaventura Berlinghieri (1235)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p163Palavras-chave:
Francisco de Assis, Imagem Medieval, Debate teórico.Resumo
Os estudos do franciscanismo têm passado por uma ampla renovação, há pelo menos trinta anos, ao considerar também o papel das imagens na construção do culto ao santo e das práticas de seus sucessores. Apresentamos, aqui, considerações sobre uma dessas primeiras imagens do santo de Assisi, a távola produzida por Bonaventura Berlinghieri para a Igreja de Pescia, em 1235, propondo um estudo que considere a imagem em sua integridade, ou seja: iconografia e usos, aspectos pictóricos e sociais. Na távola citada, as cenas escolhidas para figuração são aquelas que relacionam milagre e toque taumatúrgico, relação esperada e base da ação transcendental no cristianismo ao gerar um Deus que se torna matéria. A relação toque/milagre fica clara ao pensar as atribuições e usos do objeto távola: somente essa dupla análise, imagética e de cultura material, dá conta da complexidade da imagem.
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