A presença feminina em fotoclubes no século XX: apontamentos preliminares
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p72Palavras-chave:
fotoclubismo, Fotógrafas, Relações de gêneroResumo
No presente artigo abordamos a presença de fotógrafas amadoras atuantes no Foto Cine Clube Bandeirante durante as décadas de 1940 e 1950. Com o intuito de pensarmos como seu deu a atuação de mulheres em um ambiente majoritariamente masculino como fotoclubes, apontamos a participação de algumas fotógrafas que aparecem no Boletim Foto Clube, órgão de difusão mensal das ideias e imagens produzidas pelo Foto Cine Clube Bandeirante durante as décadas de 1940 e 1950, momento em que o clube congregava a produção do que ficou conhecido como Escola Paulista de Fotografia. Acreditamos que o interesse crescente por essa temática no Brasil em geral, e não somente em São Paulo, aos poucos possa delinear um perfil mais definido sobre quem eram essas mulheres.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AMADO, I. Uma Mulher Moderna – Fotografias de Gertrudes Altschul. Museu da Cidade, 2015.
BRAGA, A. C. F. P. “A atuação feminina no Foto Clube do Espírito Santo (FCES), 1946 – 1978”. 4o Seminário de Educação e Sexualidade; 2o Encontro Internacional de Estudos de Gênero: Fundamentalismos e violências – O que temos feito de nós?, p. 1–14, jul. 2016.
CANNABRAVA, I. Fragmentos: modernismo na fotografia brasileira. São Paulo: Galeria Bergamin, 2007.
CARNEIRO, D. “Inquérito – intelectuais brasileiros respondem: Fotografia é Arte?” Boletim Foto Cine, v. 9, n. 101. p. 14–16, nov. 1956.
COSTA, H.; SILVA, R. R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FLEUTY-TEIXEIRA; MENEGHEL, S. N. Dicionário feminino da infâmia. Acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2015.
FREUND, G. Fotografia e sociedade. Traducao Pedro Miguel FRADE. Lisboa: [s.n.].
JUNIOR, R. F. A fotografia expandida. Tese de doutorado—São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
KOSSOY, B. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografias em São Paulo (1850 – 1950). In: PORTA, P. (Ed.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império. São Paulo: Paz e Terra, 2004. v. 2, p. 387–455.
MELLO, M. T. B. DE. Arte e Fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funart, 1998.
PINSKY, C. B. Mulheres dos anos dourados. In: PRIORI, M. D. (Ed.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. p. 607–639.
ROSSI, A. “Composição – conclusão”. Boletim Foto Cine, número 56. v. ano V, p. 9–13, dezembro de 1950.
SALÃO FEMININO DE ARTE FOTOGRÁFICA. Boletim Foto Cine. p. 32, 1958.
SCHWARTZ, M. Retratos. São Paulo: Instituto Moreira Sales, [s.d.].
VASCONCELLOS, C. M. Fotoclube do Espírito Santo: arte fotográfica numa trajetória específica. Dissertação de Mestrado—Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2008.
BRAGA, A. C. F. P. “A atuação feminina no Foto Clube do Espírito Santo (FCES), 1946 – 1978”. 4o Seminário de Educação e Sexualidade; 2o Encontro Internacional de Estudos de Gênero: Fundamentalismos e violências – O que temos feito de nós?, p. 1–14, jul. 2016.
CANNABRAVA, I. Fragmentos: modernismo na fotografia brasileira. São Paulo: Galeria Bergamin, 2007.
CARNEIRO, D. “Inquérito – intelectuais brasileiros respondem: Fotografia é Arte?” Boletim Foto Cine, v. 9, n. 101. p. 14–16, nov. 1956.
COSTA, H.; SILVA, R. R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FLEUTY-TEIXEIRA; MENEGHEL, S. N. Dicionário feminino da infâmia. Acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2015.
FREUND, G. Fotografia e sociedade. Traducao Pedro Miguel FRADE. Lisboa: [s.n.].
JUNIOR, R. F. A fotografia expandida. Tese de doutorado—São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
KOSSOY, B. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografias em São Paulo (1850 – 1950). In: PORTA, P. (Ed.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império. São Paulo: Paz e Terra, 2004. v. 2, p. 387–455.
MELLO, M. T. B. DE. Arte e Fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funart, 1998.
PINSKY, C. B. Mulheres dos anos dourados. In: PRIORI, M. D. (Ed.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. p. 607–639.
ROSSI, A. “Composição – conclusão”. Boletim Foto Cine, número 56. v. ano V, p. 9–13, dezembro de 1950.
SALÃO FEMININO DE ARTE FOTOGRÁFICA. Boletim Foto Cine. p. 32, 1958.
SCHWARTZ, M. Retratos. São Paulo: Instituto Moreira Sales, [s.d.].
VASCONCELLOS, C. M. Fotoclube do Espírito Santo: arte fotográfica numa trajetória específica. Dissertação de Mestrado—Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2008.