A presença feminina em fotoclubes no século XX: apontamentos preliminares

Autores

  • Priscila Miraz de Freitas Grecco Faculdades Integradas de Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p72

Palavras-chave:

fotoclubismo, Fotógrafas, Relações de gênero

Resumo

No presente artigo abordamos a presença de fotógrafas amadoras atuantes no Foto Cine Clube Bandeirante durante as décadas de 1940 e 1950. Com o intuito de pensarmos como seu deu a atuação de mulheres em um ambiente majoritariamente masculino como fotoclubes, apontamos a participação de algumas fotógrafas que aparecem no Boletim Foto Clube, órgão de difusão mensal das ideias e imagens produzidas pelo Foto Cine Clube Bandeirante durante as décadas de 1940 e 1950, momento em que o clube congregava a produção do que ficou conhecido como Escola Paulista de Fotografia. Acreditamos que o interesse crescente por essa temática no Brasil em geral, e não somente em São Paulo, aos poucos possa delinear um perfil mais definido sobre quem eram essas mulheres.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Miraz de Freitas Grecco, Faculdades Integradas de Ourinhos

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e professora das Faculdades Integradas de Ourinhos. 

Referências

AMADO, I. Uma Mulher Moderna – Fotografias de Gertrudes Altschul. Museu da Cidade, 2015.

BRAGA, A. C. F. P. “A atuação feminina no Foto Clube do Espírito Santo (FCES), 1946 – 1978”. 4o Seminário de Educação e Sexualidade; 2o Encontro Internacional de Estudos de Gênero: Fundamentalismos e violências – O que temos feito de nós?, p. 1–14, jul. 2016.

CANNABRAVA, I. Fragmentos: modernismo na fotografia brasileira. São Paulo: Galeria Bergamin, 2007.

CARNEIRO, D. “Inquérito – intelectuais brasileiros respondem: Fotografia é Arte?” Boletim Foto Cine, v. 9, n. 101. p. 14–16, nov. 1956.

COSTA, H.; SILVA, R. R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FLEUTY-TEIXEIRA; MENEGHEL, S. N. Dicionário feminino da infâmia. Acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2015.

FREUND, G. Fotografia e sociedade. Traducao Pedro Miguel FRADE. Lisboa: [s.n.].

JUNIOR, R. F. A fotografia expandida. Tese de doutorado—São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

KOSSOY, B. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografias em São Paulo (1850 – 1950). In: PORTA, P. (Ed.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império. São Paulo: Paz e Terra, 2004. v. 2, p. 387–455.

MELLO, M. T. B. DE. Arte e Fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funart, 1998.

PINSKY, C. B. Mulheres dos anos dourados. In: PRIORI, M. D. (Ed.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. p. 607–639.

ROSSI, A. “Composição – conclusão”. Boletim Foto Cine, número 56. v. ano V, p. 9–13, dezembro de 1950.

SALÃO FEMININO DE ARTE FOTOGRÁFICA. Boletim Foto Cine. p. 32, 1958.

SCHWARTZ, M. Retratos. São Paulo: Instituto Moreira Sales, [s.d.].

VASCONCELLOS, C. M. Fotoclube do Espírito Santo: arte fotográfica numa trajetória específica. Dissertação de Mestrado—Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2008.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Grecco, P. M. de F. (2017). A presença feminina em fotoclubes no século XX: apontamentos preliminares. Domínios Da Imagem, 11(20), 72–94. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p72

Edição

Seção

Artigos do dossiê