Entre cinema e política: repensando a autoria de Viva Zapata!, de Elia Kazan

Autores

  • Andréa Helena Puydinger de Fazio Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Assis

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p33

Palavras-chave:

Viva Zapata, Elia Kazan, Macartismo

Resumo

Marcada pelas tensões da Guerra Fria e pela presença da House Un-American Activities Committe, a Hollywood dos anos cinqüenta conta, por meio de suas produções, histórias de resistência e submissão ao clima de caça às bruxas. O filme Viva Zapata! (1952), que narra a trajetória do revolucionário Emiliano Zapata durante a Revolução Mexicana, dialoga com questões políticas e culturais da época. Foi o primeiro filme de Elia Kazan lançado após sua delação perante a HUAC, tornando-se, assim, marcado por esse fato – que direciona suas interpretações a posicionamentos políticos ou justificativas do diretor. Este artigo propõe outra leitura de Viva Zapata!, por acreditarmos tratar-se de uma obra de arte coletiva, na qual tanto Kazan, quanto o roteirista John Steinbeck, assim como os atores principais Marlon Brando e Anthony Quinn, tem participação direta. Pretendemos discutir, portanto, a questão da autoria na produção da obra cinematográfica em questão, em contraponto ao debate político que marcou sua leitura.

Biografia do Autor

Andréa Helena Puydinger de Fazio, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Assis

Mestrado em História na UNESP, Campus de Assis

Referências

ARNAL, Ariel. Construyendo símbolos – fotografía política em México: 1865-1911. Estudios Interdisciplinares de América Latina y el Caribe – EIAL. Tel Aviv, v.9, n.1, ene-jun., 1988.

AUGUSTO, Sérgio. Kazan humaniza Zapata em versão trotskista. Folha de São Paulo, 13 ago. 1990. Caderno Ilustrada, p. E-4.

BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Ed. UNESP, 2006.

BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. Escritura em chamas – fotografia de fogo: Juan Rulfo, escritor e fotógrafo. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC, 7., 2006, Campinas. Anais Eletrônico. Campinas: Anphlac, 2006.

BAZIN, André. O cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BRANDO, Marlon; LINDSEY, Robert. Canções que minha mãe me ensinou. São Paulo: Siciliano, 1994.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CACOFF, Leon. Gabriel Figueroa: o mestre do olhar. São Paulo: Edição da 19ª Mostra Internacional de Cinema, 1995.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

CIMENT, Michel. Elia Kazan por Elia Kazan. Madrid: Fundamentos, 1998.

DAHL, Gustavo. Atualidade de Elia Kazan. O Estado de São Paulo, S.P., 10 jan. 1959. Suplemento literário, p.5.

DAHL, Gustavo. Ambigüidade de Elia Kazan. O Estado de São Paulo, S.P., 27 dez. 1958. Suplemento literário, p. 7.

KAZAN, Elia; ZANUCK, Darryl. Viva Zapata! [Filme-dvd]. Produção de Darryl Zanuck, direção de Elia Kazan. EUA, 20th Century Fox, 1952. Dvd/ Ntsc, 113 min., preto e branco, son.

KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: Um debate metodológico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, V 5, n.10, p.237-250, 1992.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.

MORSBERGER, R.E. (org.). John Steinbeck: Zapata. New York: Penguin Books, 1993

PARINI, Jay. John Steinbeck: uma biografia. Rio de Janeiro: Record, 1998.

QUINN, Anthony. Tango solo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

RIERA, Emilio García. México visto por el cine estranjero (1941-1969). Ediciones Era: Guadalajara, 1988.

ROCHE, Catherine de la. Viva Zapata! Sight and Soun, v.21, n.4, p.170, Apr /Jun, 1952.

SCHVARZMAN, Sheila. O elogio da delação: o caso de Elia Kazan. Cinemais, Rio de Janeiro, n.16, p.137-158, Mar./Abr. 1999.

SCHVARZMAN, Sheila. Como o cinema escreve a história: Elia Kazan e a América. 1994. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 1994.

STEINBECK, Elaine; WALLSTEN, Robert. Steinbeck: a life in letters. New York: Penguin Books, 1975.

TABONE, Taboada. Los ultimos Zapatistas: heroes olvidados. [Filme-vídeo]. Direção de Taboada Tabone. México, 2003. DVD/70 min. color. son.

WOLL, Allen L. The latin image in american film. Cidade: Paperback, 1980.

XAVIER, Ismail. “Cinema: Revelação e engano.” In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Cia. Das Letras, 2006, pp. 367-383.

YOUNG, Jeff. Elia Kazan: mis películas. Barcelona: Paidós, 2000.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Como Citar

Fazio, A. H. P. de. (2011). Entre cinema e política: repensando a autoria de Viva Zapata!, de Elia Kazan. Domínios Da Imagem, 5(9), 33–50. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p33

Edição

Seção

Artigos gerais