Cultura da mídia e medievalidade: uma análise do videojogo Assassin’s Creed

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p257

Palavras-chave:

Assassin’s Creed, Cruzadas, Medievalidade.

Resumo

Este trabalho analisa o videojogo Assassin’s Creed que, lançado em 2007, pela empresa Ubisoft Montreal, evoca representações do período medieval, destacando a Seita dos Assassinos e vários personagens históricos em meio à Terceira Cruzada. Devido à pouca produção bibliográfica envolvendo o assunto, lançamos mão de parte da teoria cinematográfica para subsidiar este trabalho. Exploramos em que medida a história representada no jogo dialoga com o momento de sua produção. Além disso, procuramos colocar em evidência o modo como os consumidores dessa trama, através da convergência das mídias, buscaram estabelecer uma relação mais próxima do enredo apresentado à sua experiência cotidiana.

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Biografia do Autor

César Henrique de Queiroz Porto, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado e Especialista em História pela Universidade Estadual de Montes Claros. Doutorado pela Universidade de São Paulo.

Luiz Gustavo Soares Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros

Referências

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

Porto, C. H. de Q., & Silva, L. G. S. (2015). Cultura da mídia e medievalidade: uma análise do videojogo Assassin’s Creed. Domínios Da Imagem, 9(17), 257–276. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p257

Edição

Seção

Artigos gerais