O contexto da sociedade industrial dos séculos XIX e XX e seus reflexos nas produções artísticas da modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n12p43Palabras clave:
Cinema, História, Montagem.Resumen
Respaldado no pensamento de alguns teóricos contemporâneos, este artigo analisa e reflete de que maneira as mudanças do modo de vida e do gosto de uma nova sociedade urbana, decorrentes das transformações tecnológicas, econômicas, sociais e históricas, instauradas de modo especial entre a metade do século XIX e o século XX, interfeririam nos modos de produzir, entender e interagir com a arte. Esse novo contexto de mundo gerado pela consolidação da Revolução Industrial repercutiu nos avanços do capitalismo e da competitividade, provocando um aumento da produção de bens de consumo sem precedentes na história da humanidade, levando à inserção da própria arte nessas estratégias de consumo. Ao se desmaterializar e quebrar paradigmas, a arte tornava-se experimental, banalizava-se, transformava-se em linguagem. Perdia assim seu caráter aurático, submetendo-se às regras do mercado, passando a ser adquirida, consumida e tocada por esse novo público consumidor e receptor.
Descargas
Citas
BAZIN, Germain. História da história da arte de Vasari a nossos dias. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BERENSON, Bernard. Estética e história. São Paulo: Perspectiva, 1972.
CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
FAURE, Élie. A arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FERRARA, Lucrécia. A estratégia dos signos. São Paulo: Perspectiva, 1987.
MENEZES, Philadelpho. A crise do passado. São Paulo: Experimento, 1994.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PERNIOLA, Mário. Desgostos: novas tendências estéticas. Florianópolis: UFSC, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.