Comentários sobre o grupo concretista: a tecnologia, a arte contemporânea e o Zen
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n12p27Palabras clave:
Zen, Poesia concreta, Arte contemporânea.Resumen
O presente artigo pretende tecer comentários e estabelecer relações entre a produção da poesia concreta e acontecimentos ligados à arte contemporânea que possuem relação com a tecnologia, além de propor a relação do pensamento que os permeia com o Zen. Características encontradas que se repetem em todos os âmbitos citados e que nos permitem estabelecer conexões são a não linearidade, a sinestesia e a configuração total.Descargas
Citas
BARRETT, Cyril. An introduction to Optical Art. London, New York: Studio Vista, Dutton Pictureback, 1971.
BROWNWELL, Philip. Buddhism and Gestalt. Behavior Online, 6 dez. 1996. Disponível em: https://bit.ly/3xBHty5. Acesso em: 21 abr. 2013.
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de. O Grupo Concretista. In: AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de (Org.). Poetas do Modernismo: Antologia Crítica. Brasília: MECINL, 1972. v. 6, p. 125-201.
CAMPOS, Augusto de. Estranho Erthos - Poesignos. Instituto Moreira Salles. 2010. Disponível em: https://elmcip.net/critical-writing/estranho-erthos-poesignos. Acesso em: 9 abr. 2013.
CENTER FOR VISUAL MUSIC. Events: Light Shows. Disponível em: http://www.centerforvisualmusic.org/. Acesso em: 6 abr. 2013.
DOLABELA, Marcelo. Poesia Semiótica. 40 Domínios da Imagem, Londrina, v. 7, n. 12, p. 27-41, jan./jun. 2013.
DOLHNIKOFF, Luis. A vanguarda como estereótipo: uma análise da poesia de Augusto de Campos. Sibila, poesia crítica e literária, 27 fev. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3wKlOUF. Acesso em: 6 abr. 2013.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. (Coleção Conexões, v. 15).
FRAZER, Bryant. A Hollis Frampton Odissey (1966-1979) [The Criterion Collection] - Blu-ray disc. Film Freak Central, 10 Jun. 2012. Disponível em: http://www. filmfreakcentral.net/ffc/2012/06/a-hollisframpton-odyssey-the-criterion-collection.html. Acesso em: 9 abr. 2013.
GIDAL, Peter. Theory and Definition of Structural/Materialist Lilm. Lux online, 2005. Disponível em: http://www.luxonline.org.uk/articles/theory_and_definition(1).htm. Acesso em: 7 abr. 2013.
HELFERT, Heike. Tony Conrad: "The Flicker". Medien Kunst Netz. Disponível em: http://www.medienkunstnetz.de/works/the-flicker/. Acesso em: 10 maio 2013.
KHOURI, Omar. Visualidade: característica predominante da poesia da era pós-verso: apontamentos. Facom: Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, 2011. Disponível em: http://www.faap.br/revista_faap/. Acesso em: 9 abr. 2013.
LOCHER, L. J. Mark Boyle's Journey to the Surface of the Earth. Boyle Family. Disponível em: http://www.boylefamily.co.uk/boyle/. Acesso em: 21 abr. 2013.
MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
MIKLOS, Cláudio. A Arte Zen e o caminho do Vazio: uma investigação sobre o conceito zenbudista de Não-Eu na criação de arte. 2010. Dissertação (Mestrado em Fundamentos Teóricos) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010.
PAIM, Isaías. Fenomenologia da Atividade Representativa. 2.ed. São Paulo: Grijalbo, 1972.
SALGUEIRO, Wilberth Clayton Ferreira. O verbo e o voco no visual: dois exemplos de poesia zen. O Eixo e a Roda: revista de literatura brasileira, v. 13, 2006. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_. Acesso em: 21 abr. 2013.
SALLES, Cecília. Redes da Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH. Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SCARDINO, Rafaela. Um contraponto do som e do silêncio: poetamenos e o serialismo de Webern. Água da Palavra: revista de literatura e teorias, n. 4, ago. 2011. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/1bf2bf_efaa43d77b775d1a2c225646cf 57765b.pdf? dn=Rafaela.pdf. Acesso em: 21 abr. 2013.
SILVA, Alana Morais Abreu. Redes da Criação - construção da obra de arte, de Cecília. Revista Travessias: pesquisas em educação, cultura, linguagem e arte, v.1, n. 1, 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/2831/2237. Acesso em: 21 abr. 2013.
SUZUKI, Daisetz Teitaro. Introdução ao ZenBudismo. Tradução de Nunes de Azevedo. Prefácio de C. G. Jung. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1961.
VISUAL MUSIC. Disponível em: http://homepage.eircom.net/~musima/visualmusic/visualmusic.htm. Acesso em: 6 abr. 2013.
WATTS, Alan. O espírito do Zen: Um caminho para a vida, o trabalho e a arte no Extremo Oriente. Tradução e prefácio: Murillo Nunes de Azevedo. Porto Alegre: L&PM, 2011.
WIER, D. R. Light Shows: a kinectic art technique using chemicals. In: MALINA, Franklin J. (Ed.). Kinectic Art: theory and practice. Selections from the journal Leonardo. New York: Dover Publications, 1974. p. 58- 63.
WILFRED, Thomas. Light and the Artist. Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 5, n. 4, p. 247-255, jun. 1974.
XISTO, Pedro. As águas glaucas. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2006.
XISTO, Pedro. Caminho. Rio de Janeiro: Berlendis & Vertechia, 1979.
XISTO, Pedro. Lumes: uma antologia de Haikais. Organizado por Marcelo Tápia. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2008.
YALKUT, Jud. Wavelength by Michael Snow. Film Quarterly, v. 21, n. 4, p. 50-52, 1968.
ZINMAN, Greg. Joshua Light Show 1967- 68. Joshua Light Show, 2012. Disponível em: http://www.joshualightshow.com/about-
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.