A leitura de elementos visuais e verbais na construção do sentido de humor a partir das tiras da personagem Mafalda
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n16p94Palavras-chave:
Leitura, Histórias em quadrinhos da Mafalda, HumorResumo
A existência de uma crise de leitura entre crianças e jovens é questionada há algum tempo por pesquisadores ao afirmarem que esse público costuma ler demonstrando preferência pela leitura de histórias em quadrinhos. Porém, o fato dos quadrinhos serem mais acessíveis às pessoas em geral acaba muitas vezes sendo confundido com baixa qualidade textual, levando à falsa premissa de que ler quadrinhos é muito fácil. Isso pode levar a escola a subestimar a leitura das histórias em quadrinhos ou a não explorar suas potencialidades pedagógicas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar elementos que constituem as linguagens visual e verbal das tiras da Mafalda de autoria do argentino Joaquín Salvador Lavado conhecido como Quino a fim de demonstrar como se articulam para a construção do sentido de humor e como podem ser trabalhados nas aulas de língua espanhola. Conclui-se que determinados quadrinhos demandam estratégias sofisticadas de leitura além de alto grau de conhecimento prévio, inclusive sobre os enredos de seus personagens, como é o caso das tiras da Mafalda.Downloads
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Referências
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Publicado
2014-12-22
Como Citar
Cavenaghi, A. (2014). A leitura de elementos visuais e verbais na construção do sentido de humor a partir das tiras da personagem Mafalda. Domínios Da Imagem, 8(16), 94–112. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n16p94
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Artigos do dossiê
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