Imagens fiéis da terra: paisagem e regionalismo na recepção às obras de Frans Post pela cultura visual de Pernambuco, 1925-1937

Autores

  • Daniel de Souza Leão Vieira Leiden University

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p19

Palavras-chave:

História cultural, Paisagem, Frans Post

Resumo

Esta é uma investigação sobre como a recepção às pinturas e paisagens de Frans Post se relacionou à criação de imagens espaciais e seu uso pelo pensamento social com o fim de construir as identidades no Brasil. Considerando a emergência do conceito de “Nordeste” e as mudanças na concepção de “paisagem” pela cultura visual de Pernambuco, este trabalho levanta a hipótese de que as imagens de Post foram interpretadas enquanto imagens territoriais do Nordeste açucareiro. Evocando imagens holandesas do século XVII, as elites pernambucanas lutavam simbolicamente para redefinir a geografia nacional e o próprio lugar de Pernambuco nesse novo quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Souza Leão Vieira, Leiden University

Doutorando pela Leiden University.

Referências

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.

BARLAEUS, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil (1647). Tradução e notas de Cláudio Brandão. Recife: Fundação Cultura Cidade do Recife, 1980.

BARROS, Souza. A década 20 em Pernambuco: Uma interpretação. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 1985.

BORBA, Manoel. Sérgio Loreto e seu governo em Pernambuco: história de um quatriênio calamitoso (1922-1926). Rio de Janeiro: Typographia dos Annaes, 1926.

BRIENEN, Rebecca Parker. Visions of savage paradise: Albert Eckhout, court painter in Colonial Dutch Brazil. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

CAMARGO, Aspásia. A revolução das elites: conflitos regionais e centralização política. In: A REVOLUÇÃO de 30: Seminário Internacional realizado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. Brasília: Ed. UnB, 1982.

CHACON, Vamireh. Gilberto Freyre: uma biografia intelectual. Recife/São Paulo: Massangana/Ed. Nacional, 1993.

CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. [1902]. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 2003.

FREYRE, Gilberto. A pintura do Nordeste. In: Livro do Nordeste: Comemorativo do primeiro centenário do Diário de Pernambuco [1925]. Recife: Arquivo Público Estadual, 1979.

FREYRE, Gilberto. Nordeste : Aspectos da influência da Cana sobre a Vida e a Paisagem do Nordeste do Brasil [1937]. Rio de Janeiro/Recife: José Olympio Editora/FUNDARPE, 1985.

GOEDDE, Lawrence Otto. Tempest and Shipwreck in Dutch and Flemish Art : convention, rhetoric, and interpretation. University Park, PA: The Pennsylvania State University Press, 1989.

LIMA, Nísia Trindade. Um sertão chamado Brasil: intelectuais e representação geográfica da identidade nacional. Rio de Janeiro/Revan: IUPERJ/UCAM, 1999.

LUBAMBO, Manoel. O centenário da capela do engenho Amaragy. Fronteiras. Recife: Ano V. n. 10, p. 7-8, janeiro 1936.

LUBAMBO, Manoel. Contra Nassau. Fronteiras, Ano 5, n. 14, p. 9, jul. 1936.

LUBAMBO, Manoel. Uma Notícia sobre Vicente do Rego Monteiro. Fronteiras. Ano 5, n. 15, p. 1-3, jul.1936.

MADI, Sumaia. O uso politico do mito holandês no governo de Carlos de Lima Cavalcanti. Dissertação de Mestrado em História. Recife: UFPE, 2002.

MAIA, João Marcelo Ehlert. A terra como invenção: o espaço no pensamento social brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

MELLO, Evaldo Cabral de. Rubro veio: o imaginário da restauração pernambucana. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.

NASCIMENTO, Luiz do. História da Imprensa de Pernambuco (1821-1954 ). Recife: Arquivo Público/Editora Universitária, 1962-1982.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PANDOLFI, Dulce Chaves. A trajetória do Norte: uma tentativa de ascenso político. In: GOMES, Ângela de Castro et al. Regionalismo e centralização política: partidos e constituinte nos anos 30. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

PINTO, Estevão. A propósito do tricentenário de Nassau. In: Annuario de Pernambuco para 1936. Recife, 1936.

REZENDE, Antonio Paulo. (Des) encantos modernos: histórias da cidade do Recife na década de vinte. Recife: FUNDARPE, 1997.

SILVA, Ivany Barros e. Quem fez mais para Pernambuco – os hollandezes ou os portuguezes? Pernambuco, Ano 1, n. 12/14, jul. 1937.

SNYDER, Joel. Territorial Photography. In: MITCHELL, W. J. T. (org.). Landscape and power. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

SOUSA-LEÃO, Joaquim de. Frans Post, seus quadros brasileiros. Recife: Governo do Estado de Pernambuco, 1937.

SOUSA-LEÃO, Joaquim de. Frans Post, 1612-1680. Amsterdam/Rio de Janeiro: A. L. Van Gendt/Kosmos, 1973.

VIEIRA, Daniel. Paisagens da cidade: os olhares sobre o Recife dos anos 1920.2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

VIEIRA, Epitácio. O senso antropológico em Gilberto Freyre. Recife: COMUNIGRAF, 2002.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Vieira, D. de S. L. (2014). Imagens fiéis da terra: paisagem e regionalismo na recepção às obras de Frans Post pela cultura visual de Pernambuco, 1925-1937. Domínios Da Imagem, 3(4), 19–32. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p19

Edição

Seção

Artigos gerais