A imagem do transporte aéreo visto através da arte e da publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p51

Palavras-chave:

Imagem, Transporte aéreo, Publicidade

Resumo

Este texto aborda a representação da viagem aérea nas décadas de 1920 e 1930 através de imagens, especialmente cartazes publicitários, produzidos pelas companhias aéreas promovendo a organização de um imaginário acerca de voar, do avião e da viagem em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Musa Fay, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

BACZCO, Bronislaw. Les imaginaires sociaux. Paris: Payot, 1994.

BACZCO, Bronislaw. Imaginação Social. In: Enciclopédia Einaldi. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1986. v. 5: Antropologia, 1986.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. Magia e Técnica Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CHADEAU, Emmanuel. Le rêve et Ia puissance l’avion et son siecle. Paris: Fayard, 1996.

PATLAGEAN, Evelyne. A história do imaginário. In: LE GOFF, J. (org.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

PESAVENTO, Sandra J. Em Busca de outra História: Imaginando o Imaginário. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 15, n. 29, 1995.

PESAVENTO, Sandra J. O desfazer da ordem fetichizada: Walter Benjamin e o Imaginário Social. Cultura Vozes, v. 89, n. 5, set./out. 1995.

PESAVENTO, Sandra J. Este mundo verdadeiro das coisas de mentira entre a arte e a historia . Estudos Históricos, Rio de Janeiro , n. 30, p.56-75, 2002.

PINHO, J.B. O poder das marcas. São Paulo: Summus, 1996.

VENAYRE, Sylvain: La gloire de l´aventure. Paris, Aubier, 2002.

WOHL, Robert. A passion for wings aviation and the western imagination 1908-1918. New Haven and Londres: Vale University Press, 1994.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Fay, C. M. (2014). A imagem do transporte aéreo visto através da arte e da publicidade. Domínios Da Imagem, 2(2), 51–56. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p51

Edição

Seção

Artigos gerais