O punctum e a fotografia de arte. Nas sendas do último Barthes

Autores/as

  • Leda Tenorio Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p46

Palabras clave:

Fotografia, Imagem, Roland Barthes, Punctum

Resumen

O artigo trata da entrada da fotografia de arte no horizonte da obra tardia de Roland Barthes, onde é vista acedendo à dignidade do estilo. Nesse sentido, chama a atenção para um pequeno conjunto de ensaios sobre certa vanguarda da arte fotográfica francesa por ora pouco considerado pelos estudiosos. Trata-se de assinalar que esta produção barthesiana da fase final enseja revisar o conjunto probatório que dá sustentação ao conceito de “punctum”, entendido como aceno mínimo de significância de uma foto quando para um espectador contundente. É inseparável disso conjecturar que, ao referi-la ao estilo, o último Barthes confere à fotografia o mesmo valor de “escritura” que concede à arte da palavra, quando não assertiva.

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Biografía del autor/a

Leda Tenorio Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leda Tenório da Motta é pesquisadora do CNPq nível 1, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC//SP, membro do Reseau International Roland Barthes.

Publicado

2018-12-03

Cómo citar

Motta, L. T. (2018). O punctum e a fotografia de arte. Nas sendas do último Barthes. Discursos Fotograficos, 14(25), 46–67. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n25p46

Número

Sección

Artigos