Por trás das câmeras: a decupagem cinematográfica como inscrição discursiva

Autores/as

  • João Flávio Almeida Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Dantielli Assumpção Garcia Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p146

Palabras clave:

Análise do Discurso. Ideologia.

Resumen

Sob o arcabouço teórico da Análise do Discurso Francesa, inaugurada por Michel Pêcheux, buscaremos neste artigo discutir o papel da imagem em movimento – o cinema – na produção de sentidos no discurso. Uma película cinematográfica movimenta sentidos através de diversas formas, ora verbais, ora não-verbais; e, neste artigo, temos por objetivo mirar aquilo que é dito em forma de sequências de imagens, ou seja, observar a própria estrutura constituinte do fazer cinematográfico como ferramenta de inscrição discursiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Flávio Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando pelo PPGCTS, da UFSCar. Pequisa em Análise do Discurso e Estética da Arte.

Dantielli Assumpção Garcia, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado ) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP).

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Livre Docência em Ciência da Informação pela mesma instituição.

Maria Beatriz Ribeiro Prandi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2016-08-10

Cómo citar

Almeida, J. F., Garcia, D. A., Sousa, L. M. A. e, & Prandi, M. B. R. (2016). Por trás das câmeras: a decupagem cinematográfica como inscrição discursiva. Discursos Fotograficos, 12(20), 146–172. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p146