Novos modos de vestir na contemporaneidade: por um embaralhamento de fronteiras

Autores/as

  • Maria Isabel Rodrigues Orofino Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Rede Clacso de Posgrados
  • Francisco Silva Mitraud Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p35

Palabras clave:

Design de Moda. Pós-modernidade. Estética. Práticas de Consumo. Vestuário.

Resumen

Neste artigo, analisamos as revoluções culturais e estruturais ocorridas na pós-modernidade no campo da estética, das paisagens urbanas, do trabalho e na sensibilidade dos sujeitos. As transformações do sistema capitalista, como o surgimento dos grandes conglomerados, o capitalismo global e a acumulação flexível, criam novas práticas de consumo, mas também novas formas de fruição. Apesar de pressionado pelas injunções hegemônicas, os sujeitos resistem e encontram brechas. Nesse contexto, novas formas de vestir fazem parte do cenário pós-moderno e denotam um embaralhamento de fronteiras.

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Biografía del autor/a

Maria Isabel Rodrigues Orofino, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Rede Clacso de Posgrados

Pós-doutora pelo Programa de investigación en Ciências Socials, Niñes y Juventud da Red CLACSO de Posgrados. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora e pesquisadora da PPGCOM-ESPM.

Francisco Silva Mitraud, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutorando e mestre em Comunicaçao e Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM. Pesquisador bolsista CAPES/PROSUP. Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) nas disciplinas de Cultura e Sociedade, Humanidades e Relações Interpessoais. 

Publicado

2015-06-27

Cómo citar

Orofino, M. I. R., & Mitraud, F. S. (2015). Novos modos de vestir na contemporaneidade: por um embaralhamento de fronteiras. Discursos Fotograficos, 11(18), 35–56. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p35