Visão além da visibilidade : o universo das imagens na contemporaneidade e a instauração da obra em quadrinhos Américo

Autores/as

  • Halisson Júnior da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p273

Palabras clave:

Teses e Dissertações. História em Quadrinhos. Teorias da Imagem.

Resumen

Por meio da articulação entre determinadas teorias da imagem e a metodologia de pesquisa em arte, se pretende criar uma obra em quadrinhos que problematize a condição humana diante do mundo contemporâneo constituído por imagens. As teorias da imagem aqui abordadas partem do conceito de escalada da abstração de Vilém Flusser, na qual concebe a contemporaneidade e o futuro próximo como domínio das imagens técnicas produzidas por aparelhos que invertem os vetores de significação entre realidade e imagem. Complementam a discussão a teoria do espetáculo de Guy Debord e a teoria do simulacro de Jean Baudrillard. Tais teorias pretendem compor um paradigma da contemporaneidade de modo a estabelecer a referência adequada à produção do quadrinho. A partir de tal referencial teórico, aborda-se a linguagem artística buscando constituir a devida relação entre teoria e prática. Assim sendo, se investiga a linguagem dos quadrinhos em relação às aproximações teóricas, assim como se descreve o processo de instauração do quadrinho, intitulado Américo, identificando e explicando os recursos da linguagem quadrinística utilizados, além de estabelecer as relações entre a história desenvolvida com a abordagem teórica.

Biografía del autor/a

Halisson Júnior da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação

Publicado

2013-08-05

Cómo citar

Silva, H. J. da. (2013). Visão além da visibilidade : o universo das imagens na contemporaneidade e a instauração da obra em quadrinhos Américo. Discursos Fotograficos, 9(15), 273–274. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p273

Número

Sección

Dissertações