O “Instante Decisivo”: uma estética anárquica para o olhar contemporâneo

Autores/as

  • Raphael Freire Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p127

Palabras clave:

Análise Fotográfica. Instante decisivo. Cartier-Bresson - Fotógrafo.

Resumen

O objetivo deste estudo é pensar de um modo semiótico como o conceito de instante decisivo definido por Henri Cartier- Bresson constrói uma estética que pode ser percebida numa obra fotográfica. São discutidas as bases da estética anárquica como equivalentes aos conceitos apresentados pela estética semiótica de Charles Sanders Peirce. A fundamentação também situa as inferências por similaridade e contigüidade como os dois eixos que formam a poética. Os resultados apontam que em sua simplicidade, o extraordinário conceito definido pelo fotógrafo estimula ao descondicionamento do olhar fotográfico.

Biografía del autor/a

Raphael Freire Alves, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2008-12-15

Cómo citar

Alves, R. F., & Contani, M. L. (2008). O “Instante Decisivo”: uma estética anárquica para o olhar contemporâneo. Discursos Fotograficos, 4(4), 127–144. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p127

Número

Sección

Artigos