Fotojornalismo: entre a opacidade e a transparência
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p71Palabras clave:
Fotojornalismo. Fotografia menor. Imagem cristal. Robert Frank - Fotógrafo. Jornal Zero Hora.Resumen
A partir dos conceitos de Fotografia Menor (Gonçalves, 2009) e de Imagem Cristal (Deleuze, 2007; Fatorelli, 2003) buscar-se-á pensar o trabalho de Robert Frank como o germe de um fotojornalismo possível na contemporaneidade, momento em que sua função primordial, informação, se desloca através da imposição de novos formatos. Dá-se então o aparecimento de um novo tipo de imagem, que, sem fugir à referencialidade própria da imagem jornalística, indica outras possibilidades para além do fato jornalístico imediato. No escopo do presente trabalho, essa nova imagem é detectada no fotojornalismo impresso do jornal Zero Hora (RS). Estabelece-se um jogo entre opacidade e transparência na informação visual fotográfica.Descargas
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Publicado
2012-08-31
Cómo citar
Gonçalves, S. M. L. P. (2012). Fotojornalismo: entre a opacidade e a transparência. Discursos Fotograficos, 8(13), 71–91. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p71
Número
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Artigos
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