Fotoassessorismo: a imagem fotográfica na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Maringá

Autores

  • Cibele Abdo Rodella Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p33

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Assessoria de Imprensa. Fotoassessorismo. Prefeitura Municipal de Maringá.

Resumo

Este artigo analisa, pela perspectiva metodológica da desconstrução analítica, imagens fotográficas da assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá para tentar responder à seguinte questão: Que estratégias de sentidos a imagem fotográfica em assessoria de imprensa constrói? Neste intento, tem como objetivos: 1) Conceituar o aspecto de intencionalidade de comunicação; 2) Inferir sobre seu uso em serviços de assessoria de imprensa; 3) Analisar se os formatos e gêneros do fotojornalismo permanecem em imagens de assessoria. Como discurso, a imagem em assessoria visa à construção de sentidos positivos para o assessorado. Neste caso, o repórter fotográfico, com o domínio dos recursos técnicos e da linguagem fotográfica, intenciona dispor elementos, objetos e personagens para construir conceitos, valores e representações positivas do assessorado.

Biografia do Autor

Cibele Abdo Rodella, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Professora universitária em Maringá (PR).

Downloads

Como Citar

Rodella, C. A. (2011). Fotoassessorismo: a imagem fotográfica na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Maringá. Discursos Fotograficos, 7(10), 33–56. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p33

Edição

Seção

Artigos