O potencial significativo da fotografia com ênfase em aspectos concernentes ao tempo

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba
  • Matheus Mazini Ramos Faculdade Prudente de Morais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n9p33

Palavras-chave:

Teorias da Fotografia. Tempo.

Resumo

Propõe-se enfatizar a relação tempo/movimento que se revela nas imagens fotográficas, bem como tratar da questão da temporalidade - como tempo da consciência-, presente nas leituras dessas imagens. Apresentamos tais reflexões fundamentando-se em Dubois e Comte-Esponville e em meio à análise de uma imagem fotográfica selecionada que privilegia aspectos qualitativos, referenciais e simbólicos dessa imagem. O aspecto relevante destas reflexões é a revisão do papel da imagem fotográfica no cenário atual permeado de representações visuais - “imagens”-, que constituem as linguagens presentes nos processos comunicacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

 

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso – Sorocaba/SP. Membro do Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP) da PUC/SP.

Matheus Mazini Ramos, Faculdade Prudente de Morais

Publicitário e fotógrafo. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso – Sorocaba/SP, sob orientação da Prof. Dra. Maria Ogécia Drigo.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Drigo, M. O., & Ramos, M. M. (2010). O potencial significativo da fotografia com ênfase em aspectos concernentes ao tempo. Discursos Fotograficos, 6(9), 33–52. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n9p33

Edição

Seção

Artigos