Enchentes no Nordeste: a humanização da notícia na cobertura fotográfica da Folha de S. Paulo

Autores

  • Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo Universidade do Oeste Paulista
  • Renato Pandur de Maria Universidade do Oeste Paulista
  • Paulo César Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p79

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Folha de São Paulo. Fernando Donasci - Fotógrafo. Desconstrução analítica. Humanização da notícia.

Resumo

Este artigo analisa as fotografias da cobertura das enchentes no nordeste brasileiro, tomadas pelo repórter fotográfico Fernando Donasci e publicadas na Folha de S. Paulo, de 18 a 25 de maio de 2009. Seu objetivo é avaliar, por meio da desconstrução analítica, proposta por Boni (2000), qual a intencionalidade do fotógrafo ao capturar cada uma das imagens analisadas. A desconstrução analítica – identificação e conceituação dos recursos técnicos e dos elementos da linguagem fotográfica – possibilita se aproximar da intencionalidade de comunicação do emissor no ato fotográfico. Com a análise, ficou fortemente conotado que Fernando Donasci utilizou cores quentes e valorizou o elemento humano na busca pela humanização da notícia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo, Universidade do Oeste Paulista

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (SP). Especialista em Agronegócios pelas Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, de Presidente Prudente. Mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora e coordenadora do curso de Comunicação Social da Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente.

Renato Pandur de Maria, Universidade do Oeste Paulista

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (SP). Estudante especial do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (PR). Professor do curso de Comunicação Social da Universidade do Oeste Paulista (SP).

Paulo César Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenador do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (PR).

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Mancuzo, C. Z. C., Maria, R. P. de, & Boni, P. C. (2010). Enchentes no Nordeste: a humanização da notícia na cobertura fotográfica da Folha de S. Paulo. Discursos Fotograficos, 6(8), 79–100. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p79

Edição

Seção

Artigos