O mito do Salvador da pátria no Instagram de Jair Bolsonaro após a derrota eleitoral de 2022
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p112Palavras-chave:
Mitologia política, Campanha eleitoral, Jair BolsonaroResumo
Em 2018, Jair Bolsonaro manipulou mitologias políticas para firmar sua imagem pública e venceu as eleições. Em 2022, repetiu a estratégia, mas foi derrotado e não reconheceu o resultado. Após três dias de silêncio, divulgou um vídeo repleto de ambiguidades. O objetivo desta pesquisa é analisar, sob a perspectiva dos mitos políticos, os comentários dos usuários na primeira manifestação de Bolsonaro no Instagram após a derrota nas eleições. O método empregado foi a análise documental. Concluiu-se que os mitos da conspiração e do herói salvador foram as narrativas utilizadas com mais frequência, uma vez que evocaram a figura de um líder providencial capaz de salvar o país dos inimigos.
Downloads
Referências
ANASTÁCIO DE PAULA, Claudio Paixão; ARAÚJO, Eliane Pawlowski Oliveira; SARAIVA, Priscila das Graças Perpétua. Comunicação, informação e imaginário no processo eleitoral brasileiro: o "Messias" Bolsonaro e o mito do rei pela graça de Deus. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação (Prisma.Com), Porto, Portugal, n. 41, p. 100-122, 2019. Disponível em: http://193.137.34.195/index.php/prismacom/article/view/6442/6237. Acesso em: 26 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.21747/16463153/41a7
AS AMEAÇAS de Bolsonaro em discursos no 7 de setembro. BBC News Brasil, Rio de Janeiro, 7 set. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ brasil-58479785. Acesso em: 12 mar. 2023.
AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; BIANCO, Erica Cristina Verderio. O processo de mitificação de Bolsonaro: Messias, presidente do Brasil. Rio de Janeiro: Revista EcoPós, Rio de Janeiro, RJ, v. 22, n. 2, 2019. Dossiê: Novas Faces do Poder. Disponível em: http://www.comunicacaoeleitoral.ufpr.br/wp-content/uploads/2019/10/26253 DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26253
-1-PB.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.
BIANCO, Erica Cristina Verderio. Mitos na política brasileira: a construção da identidade de marca de candidatos à presidência da república em 2018. Curitiba: Acervo digital da UFPR, 2019. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/63108/R%20-%20D%20-%20ERICA%20CRISTINA%20VERDERIO%20 BIANCO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 abr. 2022.
BOLSONARO, Jair Messias. Jair M. Bolsonaro. Instagram: (@jairmessiasbolsonaro.
BRAGA, Thales Ernesto Cristino. "Você vai ser meu presidente. Não aceito outro": análise dos mitos políticos nos comentários dos usuários do Instagram na manifestação de Bolsonaro após a eleição de 2022. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) -Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.
COLOMBO, Renan. Teorias da conspiração e fake news: o mito do Complô em boatos das eleições brasileiras de 2018. In: SOUSA, Jorge Pedro (org.). Jornalismo e Estudos Mediáticos - Memória IV. Porto: Publicações Fundação Fernando Pessoa, 2021. p. 81-99. E-book.
DIAS, João Ferreira. O Messias já chegou e livrará "as pessoas de bem" dos corruptos: messianismo político e legitimação popular, os casos Bolsonaro e André Ventura. Polis: Revista de Estudos Jurídico-Políticos, v. 2, n. 2, jul./dez. 2020. DOI: 10.34628/p1bj-5611
DIAS, Lucia Moreira; FERNANDES, Carla Montuori. Campanha de Jair Bolsonaro para presidência em 2018: a construção do Mito Político. Revista Educação, Cultura e Comunicação (ECOM), Lorena, SP, v. 11, n. 22, jul./dez. 2020. Disponível em: http:// www.publicacoes.fatea.br/index.php/ECCOM/article/view/1264/1127. Acesso em: 16
jun. 2021.
FIGUEIREDO, Maria Eduarda Petek de; SILVA, Juremir Machado da. O uso do arquétipo do herói por Jair Bolsonaro na Campanha Presidencial de 2018 e sua influência no público eleitor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 43., 2020. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Intercom; Salvador: Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2020. Modalidade virtual. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1294-1.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
FONSECA, André Azevedo da. A construção do mito Mário Palmério: um estudo sobre a ascensão social e política do autor de Vila dos Confins. São Paulo: Editora Unesp, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302680
FONSECA, André Azevedo da. A imagem nas mitologias políticas: heróis sagrados e vilões demoníacos na disputa pelo seu coração. In: VILELA, Bruno (org.). Mundo, imagem, mundo: caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. 4. ed. Belo Horizonte: Malagueta Produções, 2018. p. 153-162.
FONSECA, André Azevedo da. A imaginação no poder: o teatro da política na encenação da legitimidade. Contracampo, Niterói, v. 1, n. 16, p. 167-182, jan. 2007. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/398. Acesso em: 7 jan. 2023.
GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. 3. ed. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GOMES, Wilson. As transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo, Paulus, 2004.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 269-279.
PEREIRA, Matheus Ribeiro. Storytelling como ferramenta de discurso no Twitter: uma análise da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), 2021. Disponível em: https://tede2.espm.br/bitstream/tede/543/2/PEREIRA%2c%20Matheus%20Ribeiro.%20Storytelling%20
como%20ferramenta%20de%20discurso%20no%20Twitter.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard. O estado espetáculo. Rio de Janeiro: Difel, 1978.
SILVA, Wagner Alexandre. A performance midiática de Jair Bolsonaro: o retorno do eterno mito do salvador da pátria. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA, 13., 2021, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: ABCiber, 2021. Disponível em: https://abciber.org.br/simposios/index. php/abciber/abciber13/paper/view/1339/729. Acesso em: 26 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thales Ernesto Cristino Braga; André Azevedo da Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.













