O mito do Salvador da pátria no Instagram de Jair Bolsonaro após a derrota eleitoral de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p112

Palavras-chave:

Mitologia política, Campanha eleitoral, Jair Bolsonaro

Resumo

Em 2018, Jair Bolsonaro manipulou mitologias políticas para firmar sua imagem pública e venceu as eleições. Em 2022, repetiu a estratégia, mas foi derrotado e não reconheceu o resultado. Após três dias de silêncio, divulgou um vídeo repleto de ambiguidades. O objetivo desta pesquisa é analisar, sob a perspectiva dos mitos políticos, os comentários dos usuários na primeira manifestação de Bolsonaro no Instagram após a derrota nas eleições. O método empregado foi a análise documental. Concluiu-se que os mitos da conspiração e do herói salvador foram as narrativas utilizadas com mais frequência, uma vez que evocaram a figura de um líder providencial capaz de salvar o país dos inimigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Ernesto Cristino Braga, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

André Azevedo da Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Historia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

ANASTÁCIO DE PAULA, Claudio Paixão; ARAÚJO, Eliane Pawlowski Oliveira; SARAIVA, Priscila das Graças Perpétua. Comunicação, informação e imaginário no processo eleitoral brasileiro: o "Messias" Bolsonaro e o mito do rei pela graça de Deus. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação (Prisma.Com), Porto, Portugal, n. 41, p. 100-122, 2019. Disponível em: http://193.137.34.195/index.php/prismacom/article/view/6442/6237. Acesso em: 26 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.21747/16463153/41a7

AS AMEAÇAS de Bolsonaro em discursos no 7 de setembro. BBC News Brasil, Rio de Janeiro, 7 set. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ brasil-58479785. Acesso em: 12 mar. 2023.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; BIANCO, Erica Cristina Verderio. O processo de mitificação de Bolsonaro: Messias, presidente do Brasil. Rio de Janeiro: Revista EcoPós, Rio de Janeiro, RJ, v. 22, n. 2, 2019. Dossiê: Novas Faces do Poder. Disponível em: http://www.comunicacaoeleitoral.ufpr.br/wp-content/uploads/2019/10/26253 DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26253

-1-PB.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.

BIANCO, Erica Cristina Verderio. Mitos na política brasileira: a construção da identidade de marca de candidatos à presidência da república em 2018. Curitiba: Acervo digital da UFPR, 2019. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/63108/R%20-%20D%20-%20ERICA%20CRISTINA%20VERDERIO%20 BIANCO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 abr. 2022.

BOLSONARO, Jair Messias. Jair M. Bolsonaro. Instagram: (@jairmessiasbolsonaro.

BRAGA, Thales Ernesto Cristino. "Você vai ser meu presidente. Não aceito outro": análise dos mitos políticos nos comentários dos usuários do Instagram na manifestação de Bolsonaro após a eleição de 2022. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) -Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.

COLOMBO, Renan. Teorias da conspiração e fake news: o mito do Complô em boatos das eleições brasileiras de 2018. In: SOUSA, Jorge Pedro (org.). Jornalismo e Estudos Mediáticos - Memória IV. Porto: Publicações Fundação Fernando Pessoa, 2021. p. 81-99. E-book.

DIAS, João Ferreira. O Messias já chegou e livrará "as pessoas de bem" dos corruptos: messianismo político e legitimação popular, os casos Bolsonaro e André Ventura. Polis: Revista de Estudos Jurídico-Políticos, v. 2, n. 2, jul./dez. 2020. DOI: 10.34628/p1bj-5611

DIAS, Lucia Moreira; FERNANDES, Carla Montuori. Campanha de Jair Bolsonaro para presidência em 2018: a construção do Mito Político. Revista Educação, Cultura e Comunicação (ECOM), Lorena, SP, v. 11, n. 22, jul./dez. 2020. Disponível em: http:// www.publicacoes.fatea.br/index.php/ECCOM/article/view/1264/1127. Acesso em: 16

jun. 2021.

FIGUEIREDO, Maria Eduarda Petek de; SILVA, Juremir Machado da. O uso do arquétipo do herói por Jair Bolsonaro na Campanha Presidencial de 2018 e sua influência no público eleitor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 43., 2020. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Intercom; Salvador: Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2020. Modalidade virtual. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1294-1.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.

FONSECA, André Azevedo da. A construção do mito Mário Palmério: um estudo sobre a ascensão social e política do autor de Vila dos Confins. São Paulo: Editora Unesp, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302680

FONSECA, André Azevedo da. A imagem nas mitologias políticas: heróis sagrados e vilões demoníacos na disputa pelo seu coração. In: VILELA, Bruno (org.). Mundo, imagem, mundo: caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. 4. ed. Belo Horizonte: Malagueta Produções, 2018. p. 153-162.

FONSECA, André Azevedo da. A imaginação no poder: o teatro da política na encenação da legitimidade. Contracampo, Niterói, v. 1, n. 16, p. 167-182, jan. 2007. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/398. Acesso em: 7 jan. 2023.

GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. 3. ed. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GOMES, Wilson. As transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo, Paulus, 2004.

MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 269-279.

PEREIRA, Matheus Ribeiro. Storytelling como ferramenta de discurso no Twitter: uma análise da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), 2021. Disponível em: https://tede2.espm.br/bitstream/tede/543/2/PEREIRA%2c%20Matheus%20Ribeiro.%20Storytelling%20

como%20ferramenta%20de%20discurso%20no%20Twitter.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.

SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard. O estado espetáculo. Rio de Janeiro: Difel, 1978.

SILVA, Wagner Alexandre. A performance midiática de Jair Bolsonaro: o retorno do eterno mito do salvador da pátria. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA, 13., 2021, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: ABCiber, 2021. Disponível em: https://abciber.org.br/simposios/index. php/abciber/abciber13/paper/view/1339/729. Acesso em: 26 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Cristino Braga, T. E., & Azevedo da Fonseca, A. (2023). O mito do Salvador da pátria no Instagram de Jair Bolsonaro após a derrota eleitoral de 2022. Discursos Fotograficos, 20(35), 112–130. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p112

Edição

Seção

Artigos