A utilização da imagem técnica na disputa pelos afetos em ambiência digital: estudo de caso das Forças de Defesa de Israel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p68

Palavras-chave:

Comunicação, Imagem, Conflito Palestino-Israelense, Afetos, Militarismo Digital

Resumo

A imagem é uma ferramenta importante nos conflitos contemporâneos, operando para construir significado e disputar a legitimidade internacional. O presente trabalho parte do conceito de imagem técnica para refletir sobre disputa por afetos relativos à atuação das Forças de Defesa de Israel (FDI) no conflito palestino-israelense nas plataformas digitais contemporâneas. Para tanto, operacionalizamos o conceito de imagem técnica, de modo associado com a discussão sobre a construção afetiva da realidade. O objetivo é compreender, a partir do referencial teórico, as configurações estratégicas ligadas às imagens compartilhadas no perfil das FDI para construir afetivamente significado sobre a atuação militar, convergindo as dimensões políticas e estéticas do conflito. Concluímos que a massiva utilização da imagem técnica como base para legitimidade está associada à aparência de real que ela oferece, possibilitando a construção de enquadramentos políticos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Paschoal Baldin, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Daniela Osvald Ramos, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora da Universidade de São Paulo. 

Referências

ADAY, Sean. The real war will never get on television: an analysis of casualty imagery in American Television Coverage of the Iraq War. In: SEIB, Philip. Media and conflict in the twenty-first century. London: Palgrave Macmillan, 2005. p. 141-156. DOI: https://doi.org/10.1057/9781403980335_7

AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Londres: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203700372

ANDÉN-PAPADOPOULOS, Kari. Citizen camera-witnessing: Embodied political dissent in the age of ‘mediated mass self-communication’. New Media & Society, Chicago, v. 16, n. 5, p. 753-769, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444813489863

AZOULAY, Ariella. Desaprendendo as origens da fotografia. ZUM-Revista de Fotografia, São Paulo, n. 17, 2019. Pub. 29 out. 2017. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-17/desaprendendo-origens-fotografia/. Acesso em: 6 set. 2024.

BERGER, Eva; NAAMAN, Dorit. Combat cuties: photographs of Israeli women soldiers in the press since the 2006 Lebanon War. Media, War & Conflict, Thousand Oaks, CA, v. 4, n. 3, p. 269-286, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/1750635211420630

BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth. Affect, media, movement: interview with Susanna Paasonen and Zizi Papacharissi. In: BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth (org.). Affective politics of digital media. Londres: Routledge, 2020b. p. 53-68. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003052272-1

BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth. Introduction: Propaganda by other means. In: BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth (org.). Affective politics of digital media. Londres: Routledge, 2020a. p. 1-50. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003052272-23

BRANTNER, Cornelia; LOBINGER, Katharina; WETZSTEIN, Irmgard. Effects of visual framing on emotional responses and evaluations of news stories about the Gaza conflict 2009. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 88, n. 3, p. 523-540, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/107769901108800304

BUDKA, Philipp; BRÄUCHLER, Birgit. Introduction: anthropological perspectives on theorizing media and conflict. In: BUDKA, Philipp; BRÄUCHLER, Birgit (ed.). Theorising media and conflict. Nova York: Berghahn Books, 2020. p. 4-32. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1tbhqdw.4

CHOMSKY, Noam; HERMAN, Edward. Manufacturing consent: the political economy of the mass media. New York: Pantheon Books, 2002.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993. p. 37-48.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

GYE, Lisa. Picture this: the impact of mobile camera phones on personal photographic practices. Continuum, Berlim, v. 21, n. 2, p. 279-288, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/10304310701269107

HUMAN RIGHTS WATCH. A Threshold crossed: Israeli authorities and the crimes of apartheid and persecution, repor. 2021. Disponível em: https://www.hrw.org/sites/default/files/media_2021/04/israel_palestine0421_web_0.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

KITTLER, Friedrich. A inteligência artificial da guerra mundial. In: KITTLER, Friedrich. A verdade sobre o mundo técnico. São Paulo: Contexto, 2017. p. 301-329.

KOHN, Ayelet. Instagram as a naturalized propaganda tool: the Israel Defense Forces Web site and the phenomenon of shared values. Convergence, Luton, GB, v. 23, n. 2,p. 197-213, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1354856515592505

KUNTSMAN, Adi. Reverberation, Affect, and Digital Politics of Responsibility. In: BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth (org.). Affective politics of digital media. Londres: Routledge, 2020. p. 69-85. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003052272-2

KUNTSMAN, Adi; STEIN, Rebecca L. Digital militarism: Israel’s occupation in the social media age. Stanford, California: Stanford University Press, 2015.

MACHADO, Arlindo. As imagens técnicas: da fotografia à síntese numérica. In: MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. p. 220-235.

MACHADO, Irene. Ressonâncias do envolvimento e participação com os meios. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, Ribeirão Preto, SP, n. 36, p. 211-233, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70954

MANN, Daniel. Occupying habits: everyday media as warfare in Israel-Palestine. Londres: Bloomsbury Publishing, 2022. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755633937

MITCHELL, William J. T. Cloning terror: the War of images, 9/11 to the present. Chicago: Chicago University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226532615.001.0001

MONDZAIN, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa: Nova Vega, 2009.

MORTENSEN, Mette. Journalism and eyewitness images: digital media, participation, and conflict. Londres: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203520680

PAPACHARISSI, Zizi. Affective publics: sentiment, technology, and politics. Oxford: Oxford University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199999736.001.0001

PAPPÉ, Ilan. Historia de la Palestina moderna: un territorio, dos pueblos. Madri: AKAL, 2007.

PENNINGTON, Rosemary. Witnessing the 2014 Gaza war in Tumblr. International Communication Gazette, Thousand Oaks, CA, v. 82, n. 4, p. 365-383, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1748048518825097

PETEET, Julie. The writing on the walls: the graffiti of the intifada. Cultural Anthropology, Washington, US, v. 11, n. 2, p. 139–159, 1996. DOI: https://doi.org/10.1525/can.1996.11.2.02a00010

POOLE, Deborah. Vision, race, and modernity: a visual economy of the Andean image world. Princeton: Princeton University Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691234649

SODRÉ, Muniz. O emotivo e o indicial na mídia. In. SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 73-124.

TIRIPELLI, Giuliana. Media and peace in the Middle East: the role of journalism in Israel-Palestine. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-137-50401-2

VIRILIO, Paul. Guerra e cinema. São Paulo: Editora Página Aberta, 1993

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Paschoal Baldin, V., & Osvald Ramos, D. (2024). A utilização da imagem técnica na disputa pelos afetos em ambiência digital: estudo de caso das Forças de Defesa de Israel. Discursos Fotograficos, 21(36), 68–86. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p68

Edição

Seção

Artigos