A utilização da imagem técnica na disputa pelos afetos em ambiência digital: estudo de caso das Forças de Defesa de Israel
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p68Palavras-chave:
Comunicação, Imagem, Conflito Palestino-Israelense, Afetos, Militarismo DigitalResumo
A imagem é uma ferramenta importante nos conflitos contemporâneos, operando para construir significado e disputar a legitimidade internacional. O presente trabalho parte do conceito de imagem técnica para refletir sobre disputa por afetos relativos à atuação das Forças de Defesa de Israel (FDI) no conflito palestino-israelense nas plataformas digitais contemporâneas. Para tanto, operacionalizamos o conceito de imagem técnica, de modo associado com a discussão sobre a construção afetiva da realidade. O objetivo é compreender, a partir do referencial teórico, as configurações estratégicas ligadas às imagens compartilhadas no perfil das FDI para construir afetivamente significado sobre a atuação militar, convergindo as dimensões políticas e estéticas do conflito. Concluímos que a massiva utilização da imagem técnica como base para legitimidade está associada à aparência de real que ela oferece, possibilitando a construção de enquadramentos políticos específicos.
Downloads
Referências
ADAY, Sean. The real war will never get on television: an analysis of casualty imagery in American Television Coverage of the Iraq War. In: SEIB, Philip. Media and conflict in the twenty-first century. London: Palgrave Macmillan, 2005. p. 141-156. DOI: https://doi.org/10.1057/9781403980335_7
AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Londres: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203700372
ANDÉN-PAPADOPOULOS, Kari. Citizen camera-witnessing: Embodied political dissent in the age of ‘mediated mass self-communication’. New Media & Society, Chicago, v. 16, n. 5, p. 753-769, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444813489863
AZOULAY, Ariella. Desaprendendo as origens da fotografia. ZUM-Revista de Fotografia, São Paulo, n. 17, 2019. Pub. 29 out. 2017. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-17/desaprendendo-origens-fotografia/. Acesso em: 6 set. 2024.
BERGER, Eva; NAAMAN, Dorit. Combat cuties: photographs of Israeli women soldiers in the press since the 2006 Lebanon War. Media, War & Conflict, Thousand Oaks, CA, v. 4, n. 3, p. 269-286, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/1750635211420630
BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth. Affect, media, movement: interview with Susanna Paasonen and Zizi Papacharissi. In: BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth (org.). Affective politics of digital media. Londres: Routledge, 2020b. p. 53-68. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003052272-1
BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth. Introduction: Propaganda by other means. In: BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth (org.). Affective politics of digital media. Londres: Routledge, 2020a. p. 1-50. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003052272-23
BRANTNER, Cornelia; LOBINGER, Katharina; WETZSTEIN, Irmgard. Effects of visual framing on emotional responses and evaluations of news stories about the Gaza conflict 2009. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 88, n. 3, p. 523-540, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/107769901108800304
BUDKA, Philipp; BRÄUCHLER, Birgit. Introduction: anthropological perspectives on theorizing media and conflict. In: BUDKA, Philipp; BRÄUCHLER, Birgit (ed.). Theorising media and conflict. Nova York: Berghahn Books, 2020. p. 4-32. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1tbhqdw.4
CHOMSKY, Noam; HERMAN, Edward. Manufacturing consent: the political economy of the mass media. New York: Pantheon Books, 2002.
COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993. p. 37-48.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
GYE, Lisa. Picture this: the impact of mobile camera phones on personal photographic practices. Continuum, Berlim, v. 21, n. 2, p. 279-288, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/10304310701269107
HUMAN RIGHTS WATCH. A Threshold crossed: Israeli authorities and the crimes of apartheid and persecution, repor. 2021. Disponível em: https://www.hrw.org/sites/default/files/media_2021/04/israel_palestine0421_web_0.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
KITTLER, Friedrich. A inteligência artificial da guerra mundial. In: KITTLER, Friedrich. A verdade sobre o mundo técnico. São Paulo: Contexto, 2017. p. 301-329.
KOHN, Ayelet. Instagram as a naturalized propaganda tool: the Israel Defense Forces Web site and the phenomenon of shared values. Convergence, Luton, GB, v. 23, n. 2,p. 197-213, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1354856515592505
KUNTSMAN, Adi. Reverberation, Affect, and Digital Politics of Responsibility. In: BOLER, Megan; DAVIS, Elizabeth (org.). Affective politics of digital media. Londres: Routledge, 2020. p. 69-85. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003052272-2
KUNTSMAN, Adi; STEIN, Rebecca L. Digital militarism: Israel’s occupation in the social media age. Stanford, California: Stanford University Press, 2015.
MACHADO, Arlindo. As imagens técnicas: da fotografia à síntese numérica. In: MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. p. 220-235.
MACHADO, Irene. Ressonâncias do envolvimento e participação com os meios. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, Ribeirão Preto, SP, n. 36, p. 211-233, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70954
MANN, Daniel. Occupying habits: everyday media as warfare in Israel-Palestine. Londres: Bloomsbury Publishing, 2022. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755633937
MITCHELL, William J. T. Cloning terror: the War of images, 9/11 to the present. Chicago: Chicago University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226532615.001.0001
MONDZAIN, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa: Nova Vega, 2009.
MORTENSEN, Mette. Journalism and eyewitness images: digital media, participation, and conflict. Londres: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203520680
PAPACHARISSI, Zizi. Affective publics: sentiment, technology, and politics. Oxford: Oxford University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199999736.001.0001
PAPPÉ, Ilan. Historia de la Palestina moderna: un territorio, dos pueblos. Madri: AKAL, 2007.
PENNINGTON, Rosemary. Witnessing the 2014 Gaza war in Tumblr. International Communication Gazette, Thousand Oaks, CA, v. 82, n. 4, p. 365-383, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1748048518825097
PETEET, Julie. The writing on the walls: the graffiti of the intifada. Cultural Anthropology, Washington, US, v. 11, n. 2, p. 139–159, 1996. DOI: https://doi.org/10.1525/can.1996.11.2.02a00010
POOLE, Deborah. Vision, race, and modernity: a visual economy of the Andean image world. Princeton: Princeton University Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691234649
SODRÉ, Muniz. O emotivo e o indicial na mídia. In. SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 73-124.
TIRIPELLI, Giuliana. Media and peace in the Middle East: the role of journalism in Israel-Palestine. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-137-50401-2
VIRILIO, Paul. Guerra e cinema. São Paulo: Editora Página Aberta, 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitória Paschoal Baldin, Daniela Osvald Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.