Fast Fashion em e-commerce. Fotografia de comércio eletrônico em lookbooks/catálogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p188

Palavras-chave:

E-commerce, catálogo, Fast Fashion, fotografia de moda

Resumo

O contexto digital desenvolveu uma nova prática na fotografia de moda que adaptou seu formato anterior de lookbook ou catálogo ao comércio eletrônico. O presente texto estuda essas imagens em espaços de e-commerce, levando em conta o fast fashion. Dessa forma, são comparadas as imagens da Zara e da Shein para entender o processo e o sentido dessa forma de fotografia. A abordagem se baseia no estudo da representação das peças nos próprios sites das marcas, voltadas para um consumo rápido e imediato, em contraste com o meio impresso anterior. Como resultado da aplicação metodológica da análise fotográfica proposta, percebe-se uma diluição das funções fotográficas que eram tão diferenciadas anteriormente na moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos García-Ergüin Maza, Universidad de Burgos

Doutor em Comunicação Audiovisual pela Universidade de Burgos.

 

Daniel De las Heras, Pratt Institute

Doutorando pela Universidade Complutense de Madrid em Comunicação Audiovisual, Publicidade e RR. professora e coordenadora da Licenciatura em Design de Moda da Escuela Universitaria de Diseño, Innovación y Tecnología de Madrid.

Referências

BALCHANDANI, Anita; LAU, Benjamin; NGUYEN, Hai-Ly; TOMA, Bogdan. Six vectors of success in online fashion. McKinsey & Company, New York, 20 may, 2021. Disponible en: https://tinyurl.com/4w47s4rf 4. Acceso en: 4 mayo 2023.

BARTHES, Roland. The fashion system. Translated by M. Ward and R. Howard. Berkeley: University of California Press, 1990.

BAUMAN, Zygmunt. Liquid life. Cambridge: Polity Press, 2005.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge, MA: MIT Press, 1999. DOI: https://doi.org/10.1108/ccij.1999.4.4.208.1

BORDIEU, Pierre; DELSAUT, Yvette. Le couturier et sa griffe: contribution à une théorie de la magie. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Lyon, França. v. 1, n. 1, p. 7-36, 1975. Hiérarchie sociale des objets. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1975.2447. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1975.2447

CALABRESE, Omar. La fotografía como texto y como discurso. Notas sobre semiótica de la fotografía. EU-topías. Revista de interculturalidad, comunicación y estudios europeos, Geneva, v. 3, p. 15-27, 2012.

CAMPBELL, Colin; SANDS, Seans; TREEN, Emily; MCFERRAN, Brent. Fleeting, but not forgotten: ephemerality as a means to increase recall of advertising. Journal of Interactive Marketing, Amsterdam, v. 56, n. 1, p. 96–105, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.intmar.2021.06.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.intmar.2021.06.001

CARR, Chloe. The impact of user-generated content in the fashion industry: A case study of SHEIN and PrettyLittleThing. Connectist: Istanbul University Journal of Communication Sciences, Istanbul, n. 63, p. 27-57, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.26650/CONNECTIST2022-226302 DOI: https://doi.org/10.26650/CONNECTIST2022-226302

CIPOLLONI, Giulia. L’esperienza e l’evoluzione dell’e-commerce nel periodo pandemico. Un modello di business: le strategie di Inditex e l’esempio di Zara. 2023. Tesi (Laurea Magistrale Pubblicità, Comunicazione Digitale e Creatività D’impresa) - Dipartimento di Comunicazione ed Economía, Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia,

Modena MO, Itália, 2023.

CREWE, Louise. Soft: ware: wear: where—virtual fashion spaces in the digital age. In: CREWE, Louise. The geographies of fashion: consumption, space, and value. Dublin: Bloomsbury Publishing, 2018, p. 129-155. DOI: https://doi.org/10.5040/9781474286091. ch-007 DOI: https://doi.org/10.5040/9781474286091.ch-007

CROFTON, Stephanie; DOPICO, Luis G. Zara-Inditex and the growth of fast fashion. Essays in Economic & Business History, Exeter EX, UK, n. 25, p. 41-54, 2007.

DE LAS HERAS, Daniel; GARCÍA-ERGÜÍN, Marcos. De la fotografía de moda a la imagen digital del e-commerce: Aproximaciones y estrategias metodológicas hacia un nuevo estilo fotográfico. Comunicación & Métodos, Madrid, v. 4, n. 2, p. 68-84, 2022. DOI: https://doi.org/10.35951/v4i2.168 DOI: https://doi.org/10.35951/v4i2.168

DE PERTHUIS, Karen. Fashion’s image: the complex world of the Fashion Photograph. In: BULL, Stephen. A companion to photography. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2019. p. 253-274. DOI:https://doi.org/10.1002/9781118598764.ch15 DOI: https://doi.org/10.1002/9781118598764.ch15

DIELEMAN, Marleen. Strategy at shein: the secrets of Ultra-Fast Fashion. Thousand Oaks, CA: Publisher: SAGE Publications: SAGE Business Cases Originals, 2023. DOI: https://doi.org/10.4135/9781529622713 DOI: https://doi.org/10.4135/9781529622713

ENTWISTLE, Joanne. The dressed body. In: EVANS, M., LEE, E. (ed.). Real Bodies. London: Palgrave, 2002. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-230-62974-5_9 DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-230-62974-5_9

ENTWISTLE, Joanne; WILSON, Elizabeth. The body clothed, catalogue 100 years of art and Fashion. London: Hayward Gallery, 1998.

FLUSSER, Vilém. Towards a philosophy of photography. London: Reaktion Books, 2000.

FONTCUBERTA, Joan. La furia de las imágenes. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2016.

GHEMAWAT, Pankaj; NUENO, José Luis. ZARA: fast fashion. Boston, MA: Harvard Business School, 2003. v. 1.

GUNDLE, Stephen. Glamour: a history. New York: Oxford University Press, 2008.

HALL-DUNCAN, Nancy. The history of fashion photography. International Museum of Photography at George Eastman House. New York: Alpine Book, 1979.

LIPOVETSKY, Gilles. Los tiempos hipermodernos. São Paulo: Anagrama, 2006.

MARZAL FELICI, Javier. Cómo se lee una fotografía: interpretaciones de la mirada. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.

O’DOHERTY, Brian. Inside the white cube: the ideology of the Gallery Space. Berkeley, CA: University of California Press, 2000.

PECORARI, Marco. Fashion remains: rethinking fashion ephemera in the archive. London: Bloomsbury, 2021. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350074798

ROCAMORA, Agnès. Hypertextuality and Remediation in the Fashion Media. Journalism Practice, London, v. 6, n. 1, p. 92–106, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2011.622914 DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2011.622914

ROCAMORA, Agnès. Mediatization and digital retail. In: GECZY, Adam; KARAMINAS, Vicki (ed.). The end of fashion: clothing and dress in the age of globalization. London: Bloomsbury, 2019, p. 99–112. DOI:https://doi.org/10.5040/9781350045071.ch-008 DOI: https://doi.org/10.5040/9781350045071.ch-008

SHINKLE, Eugenie. The line between the wall and the floor: reality and affect in contemporary fashion photography. In: SHINKLE, Eugénie. Fashion as photograph: viewing and reviewing images of fashion. New York: I.B. Tauris, 2008. versão online. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755696420.ch-015

STRAUSS, David Levi. Photography and belief. New York: David Zwirner Books, 2020.

THE STATE of Fashion 2022. New York: McKinsey & Company; London: The Business of Fashion's - BoF, 2022. Disponible en: https://tinyurl.com/yp7bfxc3. Acceso en: 3 enero 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

García-Ergüin Maza, M., & De las Heras, D. (2024). Fast Fashion em e-commerce. Fotografia de comércio eletrônico em lookbooks/catálogos. Discursos Fotograficos, 21(36), 188–202. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p188

Edição

Seção

Artigos