"Harta Tahta Siapa": desconstrução da oposição binária Priyayi-Wong Cilik em obras fotográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p59

Palavras-chave:

Oposição binária, Desconstrução, Arquivo fotográfico das Índias Holandesas, Rei de Java

Resumo

No arquivo fotográfico das Índias Orientais Holandesas encontram-se fotografias de reis javaneses. Entre as fotografias encontram-se retratos que foram efetivamente feitos para representar a figura de um rei. A produção fotográfica foi encenada de forma a apresentar a imagem do rei. "Harta Tahta Siapa" é uma obra fotográfica que desconstrói os códigos visuais do rei nas fotografias como forma de expressão da sociedade pós-moderna em relação à oposição binária priyayi - wong cilik. Este trabalho não pretende tomar partido por uma destas classes sociais, mas sim tentar dissolvê-la. As etapas do trabalho começaram com a análise de fotografias de reis javaneses e com a seleção do código visual nelas contido. Os códigos visuais das fotografias são depois transformados na vida social das classes mais baixas através de metáforas visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eko Budhi Susanto, Bandung Institute of Technology

Yasraf Amir Piliang, Bandung Institute of Technology

PhD from the Faculty of Fine Arts and Design in the Institut Teknologi Bandung (ITB).

Setiawan Sabana, Bandung Institute of Technology

Doutor em Arte Visual e Design in the Bandung Institute of Technology (ITB).

Intan Rizki Mutiaz, Bandung Institute of Technology

Doutor na Padjadjaran University.

Referências

ACHMAD, Sri Wintala. Asal-usul & sejarah orang jawa. Yogyakarta: Araska, 2017.

ACHMAD, Sri Wintala. Falsafah kepemimpinan jawa: Dari Sultan Agung Hingga Hamengkubuwana IX. Yogyakarta:

Araska, 2018.

BLAKE, Megan. Rice talks: food and community in a Vietnamese town. Social & Cultral Geography, London, v. 15, n. 4, p. 472-473, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/14649365.2013.821289

BOER, Gerda Theuns-de; ASSER, Saskia. Isidore van Kinsbergen : (1821-1905) fotopioner en theatermaker in Nederlands- Indie, photo pioneer and Theatre Maker in the Dutch East Indies. Amsterdam: KITLV Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004502017

ERTEM, Fulya. Undoing recognition : a critical approach to pose in photography. 2006. Thesis (Doctor of Philosophy in Art, Design and Architechture) - The Institute of Fine Arts, Bilkent Üniversitesi, Ankara, Turquia, 2006.

HAM, Ong Hok. Wahyu yang hilang negeri yang guncang. Jakarta: KPG, 2018.

PILIANG, Yasraf Amir. Semiotika dan hipersemiotika: kode, gaya, dan matinya makna. Edited by Alfatri Adlin and Taufiqurrahman. Yogyakarta: Cantrik Pusaka, 2019.

SETIAWAN, Ikwan; TALLAPESSY, Albert; SUBAHARIANTO, Andang. Poskolonialitas Jawa dalam Campursari: Dari Era Orde Baru hingga Reformasi. Jurnal Panggung, Bandung Indonésia, v. 30, n. 2, p. 251-76, 2020. DOI: https://doi.org/10.26742/panggung.v30i2.948

SUMARDJO, Jakob. Estetika paradoks. Bandung: Penerbit Kelir, 2014.

SUNJAYADI, Achmad. Mengabadikan estetika : fotografi Dalam Promosi Pariwisata Kolonial Di Hindia-Belanda. Wacana, Depok, Indonesia, v. 10, n. 2, p. 300-315. 2008. DOI: https://doi.org/10.17510/wjhi.v10i2.199

SURATNO, Pardi. Sang Pemimpin Menurut Astabrata, Wulang Reh, Tripama, Dasa Darma Raja. Yogyakarta: Penerbit ADIWACANA, 2006.

SUSANTO, Eko, Budhi; PILIANG, Yasraf, Amir; SABANA, Setiawan. Relasi Kekuasaan Antara Fotografer Dan Subject Matter Pada Arsip Foto Portrait Orang Indonesia Era Kolonial. Seminar Nasional Seni Dan Desain 2019, 2019.

SYAFRIL, Syafril. Idiom-idiom Estetik Pastiche, Parodi, Kitsch, Camp, dan Skizofrenia dalam Karya Teater Postmodern Indonesia Jalan Lurus. Komposisi: Jurnal Pendidikan Bahasa, Sastra, dan Seni, Padang, Indonesia, v. 9, n. 2, p. 132-142, 2012. DOI: https://doi.org/10.24036/komposisi.v9i2.97

WACHLIN, Steven. Woodbury & page : photographers java. Leiden: Kitlv Press, 1994.

WASINO; HARTATIK, Endah, Sri; SHINTASIIWI, Fitri, Amalia. Wong Cilik in Javanese History and Culture, Indonesia. Kemanusiaan, v. 28, n. 2, p. 31-51. 2021. DOI: https://doi.org/10.21315/kajh2021.28.2.2

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Susanto, E. B., Piliang, Y. A., Sabana, S., & Mutiaz, I. R. (2023). "Harta Tahta Siapa": desconstrução da oposição binária Priyayi-Wong Cilik em obras fotográficas. Discursos Fotograficos, 20(35), 59–76. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p59

Edição

Seção

Artigos