"Harta Tahta Siapa": desconstrução da oposição binária Priyayi-Wong Cilik em obras fotográficas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v20n35p59Palavras-chave:
Oposição binária, Desconstrução, Arquivo fotográfico das Índias Holandesas, Rei de JavaResumo
No arquivo fotográfico das Índias Orientais Holandesas encontram-se fotografias de reis javaneses. Entre as fotografias encontram-se retratos que foram efetivamente feitos para representar a figura de um rei. A produção fotográfica foi encenada de forma a apresentar a imagem do rei. "Harta Tahta Siapa" é uma obra fotográfica que desconstrói os códigos visuais do rei nas fotografias como forma de expressão da sociedade pós-moderna em relação à oposição binária priyayi - wong cilik. Este trabalho não pretende tomar partido por uma destas classes sociais, mas sim tentar dissolvê-la. As etapas do trabalho começaram com a análise de fotografias de reis javaneses e com a seleção do código visual nelas contido. Os códigos visuais das fotografias são depois transformados na vida social das classes mais baixas através de metáforas visuais.
Downloads
Referências
ACHMAD, Sri Wintala. Asal-usul & sejarah orang jawa. Yogyakarta: Araska, 2017.
ACHMAD, Sri Wintala. Falsafah kepemimpinan jawa: Dari Sultan Agung Hingga Hamengkubuwana IX. Yogyakarta:
Araska, 2018.
BLAKE, Megan. Rice talks: food and community in a Vietnamese town. Social & Cultral Geography, London, v. 15, n. 4, p. 472-473, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/14649365.2013.821289
BOER, Gerda Theuns-de; ASSER, Saskia. Isidore van Kinsbergen : (1821-1905) fotopioner en theatermaker in Nederlands- Indie, photo pioneer and Theatre Maker in the Dutch East Indies. Amsterdam: KITLV Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004502017
ERTEM, Fulya. Undoing recognition : a critical approach to pose in photography. 2006. Thesis (Doctor of Philosophy in Art, Design and Architechture) - The Institute of Fine Arts, Bilkent Üniversitesi, Ankara, Turquia, 2006.
HAM, Ong Hok. Wahyu yang hilang negeri yang guncang. Jakarta: KPG, 2018.
PILIANG, Yasraf Amir. Semiotika dan hipersemiotika: kode, gaya, dan matinya makna. Edited by Alfatri Adlin and Taufiqurrahman. Yogyakarta: Cantrik Pusaka, 2019.
SETIAWAN, Ikwan; TALLAPESSY, Albert; SUBAHARIANTO, Andang. Poskolonialitas Jawa dalam Campursari: Dari Era Orde Baru hingga Reformasi. Jurnal Panggung, Bandung Indonésia, v. 30, n. 2, p. 251-76, 2020. DOI: https://doi.org/10.26742/panggung.v30i2.948
SUMARDJO, Jakob. Estetika paradoks. Bandung: Penerbit Kelir, 2014.
SUNJAYADI, Achmad. Mengabadikan estetika : fotografi Dalam Promosi Pariwisata Kolonial Di Hindia-Belanda. Wacana, Depok, Indonesia, v. 10, n. 2, p. 300-315. 2008. DOI: https://doi.org/10.17510/wjhi.v10i2.199
SURATNO, Pardi. Sang Pemimpin Menurut Astabrata, Wulang Reh, Tripama, Dasa Darma Raja. Yogyakarta: Penerbit ADIWACANA, 2006.
SUSANTO, Eko, Budhi; PILIANG, Yasraf, Amir; SABANA, Setiawan. Relasi Kekuasaan Antara Fotografer Dan Subject Matter Pada Arsip Foto Portrait Orang Indonesia Era Kolonial. Seminar Nasional Seni Dan Desain 2019, 2019.
SYAFRIL, Syafril. Idiom-idiom Estetik Pastiche, Parodi, Kitsch, Camp, dan Skizofrenia dalam Karya Teater Postmodern Indonesia Jalan Lurus. Komposisi: Jurnal Pendidikan Bahasa, Sastra, dan Seni, Padang, Indonesia, v. 9, n. 2, p. 132-142, 2012. DOI: https://doi.org/10.24036/komposisi.v9i2.97
WACHLIN, Steven. Woodbury & page : photographers java. Leiden: Kitlv Press, 1994.
WASINO; HARTATIK, Endah, Sri; SHINTASIIWI, Fitri, Amalia. Wong Cilik in Javanese History and Culture, Indonesia. Kemanusiaan, v. 28, n. 2, p. 31-51. 2021. DOI: https://doi.org/10.21315/kajh2021.28.2.2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eko Budhi Susanto, Yasraf Amir Piliang, Setiawan Sabana, Intan Rizki Mutiaz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.













