O retrato da cidade e seus varejos numa abordagem semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p85Palavras-chave:
Comunicação visual, Semiótica urbana, Semiótica da cultura, Varejo, ImagemResumo
A cidade representa um importante campo de análise semiótica, dentre outros aspectos, sob o ângulo dos impactos do varejo na vida dos seus moradores, na cultura, no consumo e na imagem da espacialidade urbana. Este trabalho tem como objetivo apontar as características do discurso da imagem na cidade e os signos da cultura influenciados pelo varejo, bem como os indicadores de fomento ao consumo. São comparadas duas imagens da cidade de Londrina-PR, tomadas no mesmo local, uma situada no período 1940-50 e outra de 2018. A análise dos signos visíveis nos dois momentos, permite curiosas inferências sobre o papel do ambiente de varejo na constituição da espacialidade urbana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-04-16
Como Citar
Almeida, A. R. de, & Torres, D. B. M. (2020). O retrato da cidade e seus varejos numa abordagem semiótica. Discursos Fotograficos, 15(26), 85–109. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p85
Edição
Seção
Artigos
Licença
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.