Por trás das câmeras: a decupagem cinematográfica como inscrição discursiva

Autores

  • João Flávio Almeida Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Dantielli Assumpção Garcia Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p146

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Ideologia.

Resumo

Sob o arcabouço teórico da Análise do Discurso Francesa, inaugurada por Michel Pêcheux, buscaremos neste artigo discutir o papel da imagem em movimento – o cinema – na produção de sentidos no discurso. Uma película cinematográfica movimenta sentidos através de diversas formas, ora verbais, ora não-verbais; e, neste artigo, temos por objetivo mirar aquilo que é dito em forma de sequências de imagens, ou seja, observar a própria estrutura constituinte do fazer cinematográfico como ferramenta de inscrição discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Flávio Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando pelo PPGCTS, da UFSCar. Pequisa em Análise do Discurso e Estética da Arte.

Dantielli Assumpção Garcia, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado ) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP).

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Livre Docência em Ciência da Informação pela mesma instituição.

Maria Beatriz Ribeiro Prandi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Almeida, J. F., Garcia, D. A., Sousa, L. M. A. e, & Prandi, M. B. R. (2016). Por trás das câmeras: a decupagem cinematográfica como inscrição discursiva. Discursos Fotograficos, 12(20), 146–172. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p146