Poesia e automatismo em conflito : um estudo sobre a fotografia e seus sentidos a partir de uma interpretação crítica do prêmio Esso de fotojornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p275Palavras-chave:
Teses e Dissertações. Fotojornalismo. Alegorias.Resumo
Este trabalho propõe uma análise crítica sobre as fotografias vencedoras do Prêmio Esso de Fotojornalismo desde sua primeira edição em 1961, evidenciando que o concurso possui uma ideologia de premiação que privilegia, dentro do que é considerado flagrante, uma estética que automatiza interpretações em detrimento da imagem poética e plural. No entanto, mesmo em um ambiente que premia o ideário positivista de “objetividade” e “parcialidade”, algumas imagens conseguem vencer o prêmio subvertendo as regras do jogo. Estas fotografias apresentam-se como uma resistência utópica e nos deixam pistas de como pensar um novo fazer jornalístico, capaz de retirar o espectador de sua condição de passividade perante a sociedade do espetáculo e seus males.
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