O “Instante Decisivo”: uma estética anárquica para o olhar contemporâneo

Autores

  • Raphael Freire Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p127

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Instante decisivo. Cartier-Bresson - Fotógrafo.

Resumo

O objetivo deste estudo é pensar de um modo semiótico como o conceito de instante decisivo definido por Henri Cartier- Bresson constrói uma estética que pode ser percebida numa obra fotográfica. São discutidas as bases da estética anárquica como equivalentes aos conceitos apresentados pela estética semiótica de Charles Sanders Peirce. A fundamentação também situa as inferências por similaridade e contigüidade como os dois eixos que formam a poética. Os resultados apontam que em sua simplicidade, o extraordinário conceito definido pelo fotógrafo estimula ao descondicionamento do olhar fotográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Freire Alves, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Alves, R. F., & Contani, M. L. (2008). O “Instante Decisivo”: uma estética anárquica para o olhar contemporâneo. Discursos Fotograficos, 4(4), 127–144. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p127

Edição

Seção

Artigos