Imagens do inimaginável: fotografia e a (re)presentação do evento

Autores

  • Sergio Roncallo Universidad de La Sabana
  • Juan Carlos Arias Pontificia Universidad Javeriana

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p141

Palavras-chave:

Análise Fotográfica.Filosofia da Imagem. Imaginário.

Resumo

Nós parecemos viver em um tempo em que a imagem é onipresente. O diagnóstico de Guy Debord, em meados de 1960, sobre a imagem vindoura da realidade, parece ser relevante para descrever a contemporaneidade. Chegamos ao ponto em que o surpreendente não é a imagem do extraordinário, mas a falta dela. Hoje, a conexão entre eventos extraordinários e imagens parece ser natural. Entretanto, ainda seria legítimo questionar o que as imagens podem fazer em relação a tais eventos? O que a fotografia pode fazer frente ao inimaginável? Neste texto, gostaríamos de apresentar três casos que poderiam servir, e, na verdade foram usados, para responder a esta questão sobre a possível relação entre a fotografia e o evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Roncallo, Universidad de La Sabana

Assistant Professor. Department of Communication. Universidad de La Sabana (Colômbia). E-mail: sergioroncallo@gmail.com

Juan Carlos Arias, Pontificia Universidad Javeriana

Assistant Professor. Department of Visual Arts. Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia).E-mail: ariasjuanc@hotmail.com

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Roncallo, S., & Arias, J. C. (2013). Imagens do inimaginável: fotografia e a (re)presentação do evento. Discursos Fotograficos, 9(14), 141–172. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p141

Edição

Seção

Artigos