Critério espacial possível do iptu
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2010v5n1p107Palavras-chave:
Case of incidence, IPTU, Urban areas, Spatial criterion.Resumo
O presente artigo pretende elucidar questões a respeito da controvérsia referente ao critério espacial da incidência tributária do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em face do Imposto Territorial Rural (ITR), levantando-se a legislação aplicável ao tema e analisando-a segundo seus aspectos de validade e vigência quando na definição de zona urbana, quanto à localização e quanto ao fim econômico que o imóvel, objeto de incidência de tributação, apresenta. Busca-se, após breves considerações acerca da noção de sistema constitucional tributário e dos princípios a ele inerentes, apresentar o entendimento majoritariamente adotado pelos tribunais brasileiros e destacar o critério de definição que mais se coaduna com os valores esculpidos pelo Sistema Constitucional brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





