Considerações a cerca da base de cáulculo do icm nas operações de vendas à vista, a prazo e financiadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2010v5n1p94Palavras-chave:
ICM, Base de Cálculo, Vendas à vista, Vendas a prazo, Vendas, financiadas.Resumo
A inclusão dos encargos financeiros de juros e correção monetária na mensuração da base de cálculo do ICM (Imposto sobre operações de Circulação de Mercadorias) nas diversas modalidades de venda é tema sobre o qual a doutrina tem-se debruçado e é motivo de inúmeras controvérsias no âmbito jurisprudencial. Por conseguinte, o presente estudo objetiva esclarecer os traços distintivos entre as espécies de venda de mercadorias à vista, a prazo e financiada, para embasar o entendimento jurídico-tributário acerca da inclusão ou não dos aludidos acréscimos financeiros na base de cálculo do ICM
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





